De fato, não seguimos fábulas engenhosamente inventadas, quando lhes falamos a respeito do poder e da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo; pelo contrário, nós fomos testemunhas oculares da sua majestade. 2 Pedro 1:16

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Desonestas mentiras

O cristianismo não era para ser praticado "assim"... Mas é o que vemos escancara a frieza espiritual e ousadia de nossos "companheiros de armas". Conversando com meu primo, Jerônimo Castoldi e meu irmão, Ticiano Castoldi, acabei refletindo mais sobre uma questão em demasia delicada e suja do profanado cristianismo atual. -Segue a música temática-
O homem é manipulador e desonesto por natureza, de fato, mas o cristianismo está aqui para que tal natureza seja banida e substituída pela "nova criatura", pelo homem segundo a vontade de Deus. Infelizmente, os novos cristãos de hoje não estão sendo estimulados a abandonar verdadeiramente a velha criatura e cristãos de tradição estão deixando-se corromper pela pressão mundana. A desonestidade e manipulação adentraram, como nunca, as portas das igrejas e, pior: o cristianismo e Deus estão sendo usados indevidamente, por tais meios maliciosos.
Os atos a que me refiro podem ser exemplificados na seguinte frase: não deve-se ver chifre em cavalo.... NEM AURÉOLA EM CABRITO.

Como os cristãos são, por querer, desonestos. Culpam todos os seus erros como coisa do maligno, usam como argumento o ir falar algo forte com alguém como "eu senti isso". Manipulam as pessoas no amor, dizendo que sentem que é de Deus, quando, algumas vezes, não sentem de fato.
Vamos ao primeiro mentiroso: aquele que afirma que todas suas falhas são "coisa do demônio". Esse se esconde atrás de Satanás para alegar defesa. Adultera por pura perversão, rouba por pura ganância, mente por pura falta de vergonha na cara, coisas escancaradamente obra da natureza humana, mas, mesmo assim, alega inocência, faz drama, atua, afirmando ter sido tomado pelo demônio em tal delicada situação. Pura argumentação, pura falácia. Alguns, não duvido, realmente crêem que foi obra do Maligno e acabam dando crédito e prestígio demais a Satanás -- no cristão não pode ocorrer um "entra e sai" constante de demônios travessos, ou o Inimigo HABITA ou DESABITA alguém, nunca faz, de forma premeditada, breve estadia. Isso não existe! -- É claro que, quando aberta a oportunidade, o Satanás atua no homem em prol de sua destruição, mas a iniciativa é, desde o princípio HUMANA.
Após o "chifre em cavalo", vamos falar da "auréola em cabrito": aqueles que, supostamente, vêem Deus falando em tudo. Isso é desonesto. Deus não deu livre arbítrio ao homem para ficar, a todo instante, lhe dizendo o que fazer e falar, se assim fosse, não seríamos muito mais que maquinas. Não. Deus, junto com o livre arbítrio, nos deu senso moral e ético, discernimento e toda a Sua Palavra na Bíblia. Não há necessidade de Ele dizer o que já fora escrito -pedir ou aceitar perdão, devolver o que fora adquirido de forma ilícita e etc. É natural o homem perceber no que errou e se sentir, pelo menos, um pouco incomodado.
É claro, nalgumas situações Deus fala, de fato, em relação a simples atos. Mas, na maioria das vezes que esse "senti de Deus" é dito, não é, necessariamente, Deus falando. A vantagem de o cristão usar desse "chavão" é óbvia: transmite mais segurança, certeza e confiabilidade. Falar algo alegando ter ouvido de Deus -sabendo que não foi ou tendo dúvida quanto a isso-, pode ser qualificado como mentira e, pior, uma desonesta mentira, já que apela para o Eu Sou, armando-se de toda a vantagem disso.
O mesmo pode acontecer com aquelas "visões" e "profecias" absolutamente genéricas que ouvimos rotineiramente. "Eu sinto que tem alguém que está lutando contra alguma fraqueza", "Alguém aqui precisa ouvir tal versículo"... É tão óbvio que dezenas em dezenas de pessoas se encaixam em tais "visões"! Não quero dizer que algumas não sejam verdadeiras, mas posso afirmar que Deus é muito claro, e não genérico, no que diz para alguém. Muitas coisas, também, Ele falará diretamente para a pessoa ou enviará alguém em particular. Vejo que alguns cristãos que alegam ter essas visões duvidosas o fazem ou por emoção demasiada ou almejando, mais do que tudo, um posto, um cargo, uma imagem espiritualizada no corpo. Usam o chavão, "Deus me disse", como arma, com meio para obter status.
Para finalizar, a pior e mais desonesta mentira lançada "em nome de Deus" no meio cristão é aquela direcionada aos relacionamentos. Quando o homem quer, de verdade, conquistar alguém, não mede esforços em prol disso. O cristão, de modo geral, não escapa. Por mais que não sinta paz com determinada pessoa, até mesmo indo contra o que o próprio Pai está escancarando, o cristão, abusando da boa vontade de Deus e da credibilidade de Seu nome, afirma estar sentindo que "é Deus que nos quer unidos", "que nosso relacionamento é a vontade de Deus". Se a pessoa almejada também é cristã, não terá argumento ou, dificilmente, ousadia para desmerecer tais poderosas palavras e acaba se iludindo... Iludindo e, quem sabe, afundada num casamento infeliz. Isso é manipulação. Isso é maldade. Isso é egoísmo. Isso é falta de temor! Não quero dizer que Deus não fará seu filho sentir quando a pessoa certa for encontrada, apenas deixo explícito o fato de o homem tentar adulterar, plagiar, tal vontade do Pai.
Quais são as causas desse deliberado jogo de mentiras dentro da Igreja? Existem duas fontes adversas. A primeira provém de pura ingenuidade, de puro fanatismo. Todo o cabrito tem auréola, qualquer mínima emoção física -humana-, é Deus tentando falar, qualquer incidente é um sinal, qualquer tropeço é o demônio. Nada menos que ignorância, falta de relacionamento com Deus e conhecimento da Palavra - típico neoprotestantismo.
A segunda causa é a pior, já que se refere à malandragem. Afim de assegurar conquistas em relacionamentos e status, alguns cristãos optam por colocar Deus e Sua Palavra onde não estão. Muitos desses são conhecedores da Verdade e mentem deliberadamente. Além de cristãos da massa, também há pastores que trabalham assim, quando almejam angariar capital pessoal - "Deus promete te dar prosperidade se ofertar o trízimo!" "A Bíblia diz que dificilmente aquele apegado ao dinheiro entrará no Reino dos Céus, entreguem o seu à Ele" e assim por diante. Já disse que a Igreja precisa de dinheiro para sustentar-se, mas, nem de perto, deve se tornar uma indústria lucrativa e exploradora.
Cristãos sóbrios e racionais, isso é o que devemos ser. A Igreja está se autodestruíndo e, ao mesmo tempo, sendo alvejada pelo mundo. Podemos fazer a diferença nas nossas congregações, começando por falar a verdade, largando o egoísmo, a ganância e buscando mais de Deus! Tenhamos real temor do Pai, não usemos em vão ou para fins malévolos Seu nome e Sua Palavra!
... De "cristãos/ateus" e "cristãos/acéfalos" a Igreja já está saturada - ora, quem usa o nome do Pai de forma deturpada ou é um ignorante completo ou não crê nEle!

Natanael Castoldi

Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário