De fato, não seguimos fábulas engenhosamente inventadas, quando lhes falamos a respeito do poder e da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo; pelo contrário, nós fomos testemunhas oculares da sua majestade. 2 Pedro 1:16

domingo, 26 de setembro de 2010

"Último suspiro antes do mergulho"

Uma cena de grande valor pra mim no terceiro filme dO Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei- retrata a última e silenciosa noite antes do início do cerco à Minas Tirith, quando Gandalf e Pippin observam o horizonte tempestuoso de Mordor. Esse foi o real divisor: até o dia anterior faltava um razoável tempo para o ataque já esperado por todos e no dia seguinte o ataque certamente teria início. Estavam no meio. Quando, na escuridão da noite o fogo da Montanha da Perdição iluminava o Oeste, a realidade se escancarava, estavam no limiar da Grande Batalha e não haveria como fugir. Foi nesse momento que Gandalf, após um belo dizer, comenta, em relação ao silêncio: "Esse é o último suspiro antes do mergulho".
De certo modo é nessa situação que me sinto hoje. Desde que comecei a ler a Palavra por conta própria e ter ciência de suas profecias apocalípticas tive certeza absoluta que um dia todas se consumariam, mas, nesse princípio de pensamento individual, compreendia, com um grande alívio, que faltavam, pelo menos, alguns anos ou décadas para o princípio do Cataclismo. Desde o começo eu temi, sim, não ter tempo para ter minha esposa, meus filhos e netos, vivo na sombra disso há anos, mas, há anos, também, tranqüilizava-me com o tempo que ainda faltava. Foi "o dia antes da batalha". Sabia do que viria, mas ainda me sobrava tempo para um bom "café da manhã", um "filminho", a "leitura de um livro" e um "bom papo" com meu irmão - são figuras, ok?- E ainda tinha tempo para enganar-me a mim mesmo: "Quem sabe não vai nos ocorrer nada! Quem sabe ainda demore um século!"

A noite veio, a sombra que outrora via longe, no horizonte, já está sobre mim, sobre meu, nosso, mundo...
... O tempo se exauri. Quando as trevas estavam escurecendo o horizonte, apenas, eu não podia ver nada nelas e além delas - e ainda tinha a visão de campos ensolarados. Agora que ela está aqui, perambulando na colinas distantes vejo tochas e escuto cantos de guerra, bestas vorazes marcham para o cerco. Antes eram poucos, agora já são muitos, inimigos vindos de todas as terras e debaixo dela, unindo-se para desferir um golpe mortal na nossa cidade branca, na Fortaleza. Uns são milenares e velhos oponentes, outros novos e ainda mais entusiasmados...
... Respiro fundo, na carência de perspectivas realmente sólidas, apego-me ao que sei ser sempre eficaz: Deus. Mas, ainda assim, como Habacuque temeu, eu também temo a destruição do mundo em que me criei e que conheço bem.

No domingo passado meu pai pregou sobre Habacuque, de quem me lembrei quando planejava o que escrever nessa postagem. Ele viveu em cerca de 600 anos antes de Cristo, quando os babilônios se levantaram no Oriente e, destroçando outros povos, ameaçavam por completo Israel e a destruição absoluta de todo o mundo que Habacuque conhecia. Israel suspirava seu último respiro antes de um mergulho da qual cria pode não mais voltar. O Profeta observava isso atônito quando escreveu no capítulo 1:3-10:

Por que razão me mostras a iniqüidade, e me fazes ver a opressão? Pois que a destruição e a violência estão diante de mim, havendo também quem suscite a contenda e o litígio.

Por esta causa a lei se afrouxa, e a justiça nunca se manifesta; porque o ímpio cerca o justo, e a justiça se manifesta distorcida.

Vede entre os gentios e olhai, e maravilhai-vos, e admirai-vos; porque realizarei em vossos dias uma obra que vós não crereis, quando for contada.

Porque eis que suscito os caldeus, nação amarga e impetuosa, que marcha sobre a largura da terra, para apoderar-se de moradas que não são suas.

Horrível e terrível é; dela mesma sairá o seu juízo e a sua dignidade.

E os seus cavalos são mais ligeiros do que os leopardos, e mais espertos do que os lobos à tarde; os seus cavaleiros espalham-se por toda parte; os seus cavaleiros virão de longe; voarão como águias que se apressam a devorar.

Eles todos virão para fazer violência; os seus rostos buscarão o vento oriental, e reunirão os cativos como areia.

E escarnecerão dos reis, e dos príncipes farão zombaria; eles se rirão de todas as fortalezas, porque amontoarão terra, e as tomarão.


Sei que Habacuque logo foi consolado por Deus, tomando consciência de que a perversidade babilônica se voltaria contra seu próprio povo, que Deus nunca desampara o justo e que, se apegando à fé e colocando o Senhor em seu devido lugar, tudo o que Ele permitisse seria revertido em crescimento posterior para Israel. - A certeza do ataque da Babilônia foi confirmada, o povo foi exilado e Israel ficou nas mãos dos mesopotâmicos. No fim, porém, ao retornarem do exílio, a frieza de sua fé no Eu Sou se via trocada por uma devoção e dependência muito maior. Houve lucro.

Eu sei disso tudo, tenho exemplo no livro de Habacuque. Mas não deixo de estar ansioso. Talvez seja aquela ansiedade comum a todo guerreiro antes de estourar a batalha, na incerteza do resultado do que está prestes a acontecer. Eu, particularmente, quero perecer como mártir, como um verdadeiro guerreiro de Deus, mas nunca desejei estar no silêncio que precede a batalha tão cedo. Queria ter mais algumas décadas caminhando num Ocidente que governa o mundo, num país que ainda aceita e permite a absoluta expressão da Igreja, em dias em que o cristianismo ainda é a maior religião mundial. Nessa primeira década do século o Ocidente já perde o reinado, o Islã já ultrapassou minha fé cristã e nesses últimos anos o Brasil principiou movimentos contra a Igreja.
Vejo os velhos abandonando a sabedoria e os jovens mergulhando na bestialidade. Vejo o "ser certo" sendo considerado burrice. Vejo a deturpação completa dos valores morais e éticos, o pisotear do respeito e da ordem. Não há mais valor na arte, não há mais valor no conhecimento, não há mais etapas na vida. Os que estão para morrer agem como adolescentes e os adolescentes, como adultos. As crianças pisam nos pais. As mulheres pisam nos homens. Os homossexuais pisam nos heterossexuais. Todos TENTAM pisar em Deus.Eu lamento. Não gosto de ver o mundo de cuja a história estudo com tanto prazer estar morrendo! Não gosto de presenciar a queda daqueles que fizeram tantas obras admiráveis, que escreveram livros magníficos, que pintaram na tela uma arte e no violoncelo outra ainda mais bela. Infelizmente eu presencio... e, escrevendo isso sinto um aperto, uma dor. O mundo que idealizava quando guri não existe e está ficando pior do que qualquer pesadelo! Escute o silêncio... Ele tem muito a dizer. Veja o que a massa não vê, há um cerco sendo montado entorno da Fortaleza da Fé, o resto do mundo já está fadado a desgraça... Mas ela não pode ser absoluta enquanto ainda houver um resquício do bom cristianismo. Veja no silêncio do sinal de internet e de televisão, observe através das trevas da festa carnal e da mentira, do teatro, desprenda-te da prisão construída para teus olhos e veja! Eu consigo ver... E vejo uma estepe negra e móvel feita de centenas de milhares de "orcs" e suas máquinas de guerra, descendo nas colinas distantes como uma avalanche de piche.
Essa é uma batalha da qual não terei como fugir -e não fugira se pudesse escolher. A ÚLTIMA. Sinto-me quase sem fôlego vendo aquele mar tenebroso de "espadas e broquéis" que se dirige para onde estou. Sei que não tarda e terei de mergulhar naquelas "águas" negras do caos que envolverá TUDO e pretende derrubar toda e qualquer marca do meu Senhor, inclusive a mim, que há muito fui marcado por Ele. Não é boa perspectiva... Mas é a única que tenho em relação ao princípio da batalha de "amanhã". Ela virá e nela mergulharei. O resultado eu sei, de fato, pois NADA que se levantar contra Deus terá vitória e eu vencerei de qualquer forma: sobrevivendo ou sendo mártir - cada vez mais vejo grandes possibilidades disso ocorrer. Sim, há vitória, mas o que virá antes dela me assusta de qualquer forma!
Pare para pensar, eu faço esse apelo. Te desprenda dos tentáculos desse mundo, que te anestesiam e te deixam inerte, suba para o alto da Torre Branca e preste atenção. Muitos cristãos, a maioria, serão envolvidos pelo "mar caótico" sem terem tomado "ar" com antecedência e se sufocarão em suas entranhas turbulentas, tornando-se apenas mais alguns cadáveres a flutuar na imensidão que, antes de os atingir, já ferira de morte o resto do mundo. Tape seus ouvidos ao canto envolvente das sereias, que só querem te fazer perecer nas águas. Tape seus ouvidos à sedutora voz do mundo e veja-o como ele realmente é. O objetivo dessa postagem é, na essência, te alertar e pedir apenas para tomar ar, dar um grande suspiro, encher seus pulmões enquanto há tempo, pois o que virá será TERRIVELMENTE pior do que imaginamos. "Amanhã" quero te ver pronto para mergulhar ao meu lado. Basta ter ar até que Jesus, caminhando por sobre as águas turbulentas, venha nos resgatar.
O ataque mundano será maciço. TUDO o que Satanás vêm construíndo desde Caim culminará nesse derradeiro dia. Ao lado da corja satânica virá o homem, o 666, e contribuirá com tudo o que tem ao lado do Pai da Mentira. Com toda sua ciência, com toda sua mídia, com todo o seu número em capital e cabeças. A Igreja, o que faz no limiar dessa guerra? Em grande parte, nada. Dorme para se afogar com o mundo. Torna-se, desde já, uma aliada do Inimigo, permitindo que o Maligno adentre suas portas. Torna-se aliada do homem e sua natureza, pregando o humanismo! Somos mesmo como Israel dos dias de Habacuque: além da ameaça "de fora" estamos divididos por dentro. Seremos poucos "amanhã"... Mas seremos O SUFICIENTE.
Eu tenho certeza e a Bíblia já nos diz: haverá, sim, uma vitória, embora curta, do mundo, depois da batalha de "amanhã", depois que os filhos de Deus forem retirados desse cenário desolador. Mas, como em Habacuque, o perversidade dos que nos atacam se voltará contra eles e o mundo enegrecido caminhará para o colapso pelas mãos dele mesmo e de Deus. Nesse dia já estaremos na glória, sem fôlego mediante a indescritível imagem de Deus em seu trono! Mas para estarmos lá nesse dia, por favor, RESPIREMOS FUNDO nessa noite! O Mal se acumula como água na represa e é tanto que a barragem romperá sobre nós, haja fôlego!
O que fez Jesus sobreviver 40 dias sem comida ou água no deserto, o que fez Daniel sobreviver aos leões, o que fez seus compatriotas não arderem nas chamas da fornalha, o que fez Davi derrubar Golias nos fará suportar a batalha "amanhã". O Espírito Santo! O Pai! Mas precisamos nos abastecer de Sua água espiritual, abundarmos em fé e nos equiparmos com a indumentária de guerra. Aqui, no alto da torre da cidade, observando o oponente se movendo, ergo a Espada e grito para a guerra! É chegado o dia pelo que nasci, a guerra para a qual fui feito. Esses são meus dias, os dias que o Senhor escolheu pra mim. Sim, os dias mais difíceis e assustadores, mas os meus dias. Viverei o Fim... e onde o cristão mais poderia ser usado senão nesses dias tenebrosos? Na escuridão absoluta, os que jazem mergulhados no mar de piche precisam de luz! Como se faz próximo meu sonho de martírio!
SALMOS 23

---/---
Aproveito para reforçar um alerta que está sendo disseminado pelos meios de comunicação em relação ao PNDH3:
Um partido inteiro, o PT, está mobilizando todos os seus representantes para defender tal causa. Aqui morrerá a democracia. Não poderei mais me expressar com liberdade. O projeto visa legalizar a prostituição como profissão, com carteira assinada e tudo mais - o que incentivará meninas de 14 anos a largarem seus estudos para iniciar sua "vida profissional" e então, alguns anos depois, estarem ofertando o dízimo de seu "honrado" trabalho. Também legalizará o assassinato deliberado de milhões de crianças com o aborto! E, se isso já não bastasse, o projeto responderá positivamente a todas as grandes reivindicações dos homossexuais em relação ao casamento civil e religioso e adoção de filhos, além da "proteção" à discriminação e criminalização da "homofobia" - não se poderá negar serviço ao homossexual, mesmo que ele não esteja apto profissionalmente; não poderá ser negado o casamento religioso do homossexual, por mais que a Bíblia condene tal prática e, se um pastor de uma rede de igrejas tornar-se homossexual, ninguém terá o direito de tirá-lo do cargo. Será crime expulsar os evidentes demônios que tornam o indivíduo homossexual... E, tristemente, será incluído em datas escolares o Dia do Orgulho Gay-um tendencioso evento. A Igreja enfrentará problemas inúmeros. Os cristãos não serão, em questão alguma, respeitados. Pense nisso.
-Como será o mundo do meu filho? Do teu filho?-

Depois da tentativa de desarmamento, depois do "dia do sexo", depois da máquina de camisinha em sala de aula, vem tal projeto. Nosso voto pode ser útil para mudar, ou adiar, a desoladora perspectiva, e nós, cristãos, devemos fazer algo que preste dessa vez, pois até agora não fizemos muita coisa! O "mar de piche" virá AMANHÃ! Nos preparemos e combatamos já HOJE, colocando armadilhas no campo, fortalecendo a Cidade e a nós mesmos!
Natanael Castoldi
---/---
Seguem dois vídeos do terceiro filme d'O Senhor dos Anéis relacionados ao cerco e pilhagem de Minas Tirith. O primeiro vídeo retrata de forma incompleta o cerco, mostrando, por mais tempo, o ataque noturno dos orcs à Cidade Branca, quando a "inundação" do Mal bate os portões da cidade, justamente o que nos ocorrerá "amanhã". O segundo resume o embate, com a vinda, ao final, das forças do Rei, aquele que retorna para salvar seu povo, Aragorn - que em muitos aspectos parece espelhado em Jesus.


Leia também:

Um comentário: