De fato, não seguimos fábulas engenhosamente inventadas, quando lhes falamos a respeito do poder e da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo; pelo contrário, nós fomos testemunhas oculares da sua majestade. 2 Pedro 1:16

domingo, 4 de dezembro de 2011

Voltemos ao cristianismo!

Sim, fiquei bastante tempo sem escrever aqui no blog. É importante tirarmos tempo para nos abastecermos mais do que produzirmos, volta e meia Deus nos leva para tempos de descanso e, de fato, esses últimos tempos foram muito especiais, pois pude dedicar-me mais aos relacionamentos, já que não me vi horas a fio escrevendo aqui. Talvez essa seja a nova tendência do meu blog, até porque já não tenho mais muito o que escrever.
O que segue é o produto de umas breves reflexões que fiz de súbito, trabalhando conceitos cristãos através de imagens e pequenas frases - e talvez isso seja mais efetivo do que grandes textos. Como sabemos, a humanidade pós-moderna tem esquecido de verdades inquestionáveis e tem questionado a Igreja com base em pré-concepções geralmente infundadas. Vou trabalhar com uma seqüência lógica de conceitos, afim de revitalizar em ti as grandes verdades desse mundo e do cristianismo.

Antes de tudo, vou postar a imagem polêmica que principiou todo o restante de minhas reflexões fundamentadas nos moldes em questão, isso juntamente com a minha resposta:
Imagem original:
Minha resposta:
O homem é naturalmente bom? Eis uma pergunta relevante para nossos dias, nos quais realmente pensamos que somos boas pessoas e, por isso, merecedores do Céu. Com as imagens que seguem, espero mudar em ti essa percepção absurda.
Militância prol liberdade sexual  x  luta contra a fome
 Direitos dos animais x direitos dos seres humanos
Muito gasto com Michael Jackson -exemplo-  x  pouco gasto em mantimentos aos pobres
 Muito tempo ouvindo Lady Gaga -exemplo-  x  pouco tempo em meio aos pobres
Grande tristeza pela morte de Steve Jobs -exemplo-  x  tristeza alguma pelo sofrimento de milhões

Você realmente é uma boa pessoa? Ou um verdadeiro assassino, que, pela omissão, mata centenas de pessoas em prol de teu próprio comodismo?! Você se acha uma pessoa culta, que critica a sociedade e os seus problemas, mas não levanta o traseiro do sofá para fazer nada! Malditos homens que somos!! Nos achamos bons, mas lutamos antes pela liberdade sexual de alguns, do que pelo suprir das necessidades vitais básicas de milhões! Lutamos antes pelo conforto e vida de animais irracionais do que pela sobrevivência de milhões -ou mais de um bilhão- de seres humanos que padecem de toda a espécie de privação! Poxa, nós damos mais valor aos animais do que aos homens!! Mas, ainda assim, nos achamos boas pessoas, mesmo que invistamos quase todos os nossos recursos em prol de nosso prazer, sem destinar um centavo sequer aos que nada possuem; ainda assim dedicamos todo o nosso tempo à procura de nosso bem estar, enquanto outros muitos não possuem bem algum. Nós choramos mais pela morte de uma celebridade que nos ignorava, do que pela dor de centenas de milhões que fariam de tudo para comer os farelos de pão que caem de nossas mesas!! Você ainda se acha uma "boa pessoa"? Prefiro te chamar de assassino, ladrão, arrogante e egoísta - prefiro me considerar isso. Tenho certeza que tudo o que mais merecemos é, sem dúvida, o Inferno!! Ora, Deus é justo!

Você acha que agrada à Deus? Essa é outra pergunta relevante para os nossos dias. Se todos hoje pensam que são boas pessoal, então todos pensam que agradam muito à Deus, esquecendo-se de que não são "bons meninos" e que ser "bom" não necessariamente implica em estar com O Pai. Espero que você entenda isso com as imagens que seguem:
 Tempo e apreciação por Harry Potter -exemplo-  x  tempo e apreciação por Cristo
 Respeito e reverência por Bill Gates -exemplo-  x  respeito e reverência por Cristo
 Anseio pela vinda do Papai Noel -presentes e crescimento material-  x anseio pela vinda de Cristo
Fé e créditos à pessoa do Presidente Lula -exemplo-  x  fé e créditos à pessoa de Cristo

Ora, como você pode se achar um "amigo de Deus" se O considera tão pouco? Se Ele é o último na tua vida?! Sejamos honestos: todos nós tratamos Deus mais como um inimigo do que como um amigo, logo, todos nós merecemos, sim, o Inferno, que é a única alternativa para quem quer passar a eternidade longe dEle.

"Ok, eu não sou uma boa pessoa e, geralmente, estou longe de ter Deus como amigo. Mas, ainda assim, faço diferença positiva no ambiente em que vivo, sendo o melhor que posso numa realidade distante da pobreza." Será? De qualquer forma, isso não te aproximaria de Deus... Mas tente contestar as imagens que seguem:
 Eletrônicos -prazer ou trabalho-  x  família
 Noitadas com amigos -prazeres-  x  fidelidade -tempo e valor- no casamento
 Estilos e gostos expressos publicamente  x  respeito pelos outros, principalmente os mais velhos
Promiscuidade e devassidão  x  integridade física, psicológica e espiritual das crianças

Pelo visto, você não é um agente tão positivo assim no ambiente em que vive -nem eu-, parecendo-se mais uma criatura ingrata e egocêntrica, que não está nenhum pouco preocupada com a integridade dos próximos, fazendo o mundo inteiro circular em torno de si e crendo que o teu prazer individual vale mais do que o bem estar de todos, que o futuro da humanidade pode ser jogado no lixo em nome de teu prazer HOJE.

"Certo, eu sou uma pessoa que se move antes pela emoção do que pela razão e, definitivamente, não represento um acréscimo positivo nesse mundo. Tudo bem. Mas será que estou tão errado assim se até mesmo a igreja e seus cristãos estão mergulhados nesse mesmo tipo de situação?" Essa é uma boa pergunta e para ela há uma resposta ainda melhor, que espero que seja bem compreendida com as imagens abaixo:
 Vaidade e lucro pessoal  x  relacionamento com Cristo
 Vaidade e lucro pessoal  x  valor e dedicação à família
 Entrega aos valores mundanos -exemplo: Harry Potter-  x  entrega aos valores bíblicos
 Religiosidade  x  relacionamento genuíno com Cristo
Religiosidade -ritual de culto-  x  amor pelo próximo
Religiosidade -devoção ritualística-  x  amor pelo próximo
Valor e dedicação à família  x  religiosidade
 Magnitude material da igreja  x  simplicidade e evangelismo
Vida pobre e sacrificial de Cristo  x  prosperidade material
 Verdade bíblica  x  postura hipócrita da igreja
Postura hipócrita da igreja  x  postura santa de Cristo

"Certo, certo... as falhas da igreja e dos cristãos não são falhas de Cristo. Entendo isso. O problema está nas pessoas, não na fé cristã. Mas, mesmo assim, a igreja está suja, por isso acho que posso viver a minha religiosidade individual sem igreja alguma e sem depender da Palavra. Posso tentar ser uma pessoa melhor sem estar num ambiente de igreja nem ter cultura bíblica". Esse é um pensamento muito comum nos nossos dias, mas a Bíblia nunca deu aval para isso!! Não há como escapar dessa verdade, por mais incômoda que seja! Sim, a igreja de nossos dias está pervertendo-se, mas isso não te impede de, estando inserido nela, ser um verdadeiro cristão e promover mudança, segundo a vontade de Cristo. Se você for bíblico, fará isso.
 Religiosidade herética  x  cristianismo bíblico
 "Cristianismo" sem "Corpo de Cristo"  x  fé dentro do "Corpo de Cristo"

 "Tá bom, você venceu. Eu sou uma pessoa muito má, totalmente egoísta e acomodada, que quer saber muito pouco de Deus e que critica desonestamente a Igreja e Cristo como forma de argumentar em prol de meu comodismo e prazer desregrado, pois, no fundo no fundo, o que realmente quero é não me submeter à Deus. O problema, definitivamente, está em mim antes de estar nos outros. Eu sou culpado." Pronto, chegamos no ponto culminante de todo esse pensamento: somos totalmente vis e merecedores do Inferno, pois detestamos Deus e os próximos, idolatrando-nos, pois achamos que podemos nos trilhar nossos próprios caminhos, como se não existisse uma Verdade Absoluta no fundamento de tudo. Cristãos e incrédulos: voltemos à sobriedade, voltemos à Verdade!! Façamos isso para o nosso próprio bem, façamos isso para bem de nossos próximos, para o bem desse mundo inteiro! A tendência, fora disso, é o caos e a aniquilação individual e mundial. Eu exorto: por amor à Deus, por amor ao próximo e por amor a ti mesmo, mude de postura!! Eu também te falo isso por amor, simplesmente por amor.
Natanael Castoldi

Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário