De fato, não seguimos fábulas engenhosamente inventadas, quando lhes falamos a respeito do poder e da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo; pelo contrário, nós fomos testemunhas oculares da sua majestade. 2 Pedro 1:16

quinta-feira, 10 de março de 2011

Nova Reforma

->Antes leia "Na montanha"<-
Enfim, uma postagem depois de um bom tempo! Felizmente encontrei um período de calmaria, já que o bloco de História da Igreja, no curso que estou fazendo, acabou antes do esperado. E é exatamente com relação à História da Igreja que escreverei, baseado nas aulas e esplanando o que fora apenas indicado na postagem "Uma triste história".
A verdade é que a História da Igreja é magnífica! Após estudá-la de fato, simplesmente não consigo compreender como na escola é tão ridiculamente estudado esse fundamento decisivo da história mundial, sendo, creio eu, o maior e mais determinante fator de mudança e construção da história humana. Ao estudar o passado daquilo que me norteia, pude, também, encontrar as raízes dos males que afligem e fazem tão caótica a igreja hoje... o ponto em que voltamos, mais do que parcialmente, ao período mais negro do cristianismo.
Bom, não pretendo escrever a História da Igreja aqui, tão pouco detalhar os pontos que usarei, basta-me transmitir de forma objetiva a idéia fundamental. A história da Igreja é bela e, digamos, "imaculada", enquanto perseguida por romanos, gregos e judeus, quando os cristãos eram marginalizados e viviam sob a sobra da morte no Coliseu romano. Apenas os que criam realmente em Cristo como Messias mantinham-se firmes.
... Essas pressões e a necessidade de aceitação, mediante uma crítica violenta, motivaram apologistas, motivaram a organização e o estudo aprofundado do Antigo Testamento em relação à novidade de Cristo. A Teologia nasceu nesse cenário. Porém, o problema de se divulgar textos complexos, infelizmente, levou a formação de heresias... e o cristianismo enfrentou o inimigo externo e interno.
Em situação ainda mais delicada, a risco de ser exterminada, principalmente pelo gnosticismo, a Igreja tomou novas atitudes, como a de indicar lideranças e canonizar o Novo Testamento. Fortaleceu-se e se encorpou. Aqui entra Constantino, que se converte após miraculosa vitória militar e deposita grandes quantias de poder e dinheiro à Igreja do Deus que o salvou. O Cristianismo se torna religião oficial em Roma... aqui começa o problema.
A queda do poder centralizado no Império Romano Ocidental, devido às invasões bárbaras, tira o poder estatal que domava a igreja e esta tomou o vácuo político do Ocidente europeu. Muitos reis bárbaros tornaram-se cristãos e, então, uma infinidade de novos e pequenos reinos passou para o domínio católico. Mediante a riqueza imensurável e o poder absoluto que a igreja passou a receber, tomada de politicagem, se corrompeu terrivelmente no Ocidente, enquanto no Oriente prosseguia ainda encoberta pelo domínio imperial. Dizem que a Igreja Ocidental passou a significar "poder" e a Oriental manteve-se "teológica".
--O cristianismo tem estrutura e potencial absolutamente vastos... e absolutamente vasto pode ser seu poder de influência tanto para o bem como para o mau, dependendo de como for praticado.--
Tomada por homens corrompidos pelo poder, adquirido com a facilidade de dominação das massas sedentas e autoridade sobre reinos, a igreja abandonou o real cristianismo, deixou de ser "cristã" para ser apenas "medieval". Manipulava o povo de tal forma a sugar-lhes uma grande parcela dos bens e impedir-lhes de crescer. Com base em mentiras passaram a consolidar doutrinas favoráveis, por esse motivo, também, a Bíblia foi proibida para uso civil, afim de encobertar a hipocrisia. Os padres não casavam, mas tinham bordéis só para eles, até mesmo papas se envolveram com princesas e tiveram filhos. Adultério, homossexualismo, pedofilia, promovidos de forma até bem escancaradas nos centros religiosos. A crença de que o Reino de Deus já existia na Terra e era a igreja, fazia dos líderes espirituais vermes sugadores dos camponeses e cidadãos, que, sob ameaças de condenação eterna ou besteiras como a de pagar para libertar algum parente do "Purgatório", assim como a venda de indulgências, tão duramente atacada por Lutero, acabaram se permitindo ser hospedeiros.
O povo, cego e mergulhado na miséria e dominação, realmente acreditava no que lhes era pregado e, temendo a igreja e o monstruoso deus defendido naquela época, se deixava levar. Mas não podemos esquecer que alguns homens se levantaram nesse período para desafiar o papado, todos, antes da Reforma, foram calados pela morte, exílio ou suborno.
Pessoas conhecedoras da Palavra e zelosas tentaram se impôr, como os pré-reformadores Thomás Bradwardine e John Wycliffe.
A situação do papado, perdido em adultério e ganância, se tornou evidente. O cativeiro em Avignon mostrou uma igreja mais fraca que o estado francês. A autoridade da igreja diminuiu e, mediante rebeldes, a Santa Inquisição trabalhou de forma ainda mais terrível e diabólica, torturando e matando das mais variadas formas os "hereges"... com todo o patrimônio, a igreja lutaria com suas mais horrendas armas para garantir seu domínio absoluto. Mas, quanto mais matava e se prostutuia, a Igreja Medieval mais fundo cavava sua cova. Para o desespero da "Santa Igreja" logo se ergueram Estados-Nacionais, que se opunham ao absolutismo católico e, também, fortalecia-se o Renascimento da arte e da literatura -retorno ao "pensamento".
Mais cristãos críticos e corajosos se levantaram. O povo exauria suas forças e o crédito para com a igreja. Bastou Lutero publicar as 95 Teses que a Reforma explodiu... e como a igreja não cedeu e marchou com exércitos e fogueiras para repelir os movimentos reformadores, uma inevitável guerra se consumou... que, além de reformar para melhor o cristianismo, o consumiu, diminuindo seu poder e autoridade.
O fato é que, ao longo da história que seguiu, a igreja reformada sempre enfraqueceu após alguns anos de calmaria e movimentos de avivamento a fizeram retornar maior e mais forte... mesmo num mundo cada vez mais hostil ao cristianismo. O problema é recente e principia justamente quando a fé encontra seus inimigos mais poderosos: ideologias e ciências completamente pró-ateístas e anticristãs atingiram os fundamentos cristãos, isso acompanhado de um número cada vez menor de reavivamentos e reavivadores. De modo geral, sempre que o "mundo" atacou ferozmente a igreja, ela se ergueu em oposição... há tempos ela nada mais faz, ou seja: as idéias mundanas estão dinamitando, livremente, as bases da igreja... nem precisam dar com seus aríetes nos portões dos templos, que já estão abertos e sem vigilância. Basta entrar e lançar o caos.
Aliado à carência de reavivamento e o aumento dos ataques mundanos, que poluem cada vez mais os membros das igrejas e seus líderes num sincretismo religioso repulsivo, vem o explosivo crescimento evangélico, nesse caso, Brasil -pois na Europa e outras nações, os protestantes estão ofegantes -além de depravados. Qual é o problema do crescimento evangélico em nosso país? Do jeito que a igreja está contaminada -envenenada- pelo "mundo", estagnada, inerte, dormindo -presenciando falsos "reavivamentos" que se resumem a shows e gritaria-, não adianta apenas expandir a fé... e tirar o incrédulo do pântano mundano para lançá-lo num chiqueiro. Então a igreja cresce sem paralelo no charco pantanoso desse mundo, mas se expande mais rápido do que consegue (ou pode) drenar o lodo fétido, se alicerçando por sobre ele... "quem sabe as serpentes e vermes desse pântano não se sintam melhor numa igreja cheia de lodo? Mergulhada no lamaçal? Mais cabeças equivalem a mais dinheiro e poder político!" Perceba que essa situação é universal, abrangendo a igreja quase que totalmente.
Poder e perdição. Isso fez a Igreja Medieval ser a instituição demoníaca que foi... e isso já contaminou muitas igrejas evangélicas de hoje. Os mesmos agentes, mas em ordem invertida, pois a Medieval primeiro ganhou poder para, depois, se corromper e a atual se corrompe enquanto adquire poder, mas a ordem dos fatores não muda o resultado. Está surgindo, analise bem, uma Nova Igreja Medieval.
Toda a espécie de idéia secular têm tido entrada livre nas igrejas, através de um povo envenenado e de líderes corrompidos. O humanismo, com o homem sendo maior que Deus, o satanismo e a pregação do suprimento de todas as vontades carnais e ambas idéias culminando num egocentrismo completamente antibíblico, se alastram. As pessoas não mais "participam" de celebrações, elas "assistem". O templo se tornou um clube, a quem se deve dinheiro para garantir uma boa estima e tranqüilidade emocional, meras terapias semanais... então se as pessoas pagam, elas querem o serviço completo, o máximo das bênçãos que seus desejos materialistas e pecaminosos inspiram. Prosperidade financeira, é isso que o mundo todo busca, é isso que o mundo cristão busca na igreja. O "eu" torna-se superior ao "nós", da Igreja Primitiva. O "Ide ao mundo", torna-se um "seja como o mundo". Uma comunidade prefere ter um templo cheio, com dez mil pessoas num culto frio e ritual -em nome da imagem, do que cem igrejas menores espalhadas de forma eficiente pela cidade inteira.
Então faz-se baile de carnaval gospel, permite-se o "adulterar gospel", o "homossexualismo cristão", as raves, as orgias e tudo mais que o mundo pode oferecer para o "evangélico" se estraçalhar. Em hipótese alguma se estimula os cristãos a lerem a Bíblia integralmente, ou até mesmo a pensarem e terem uma fé individual - que se apeguem exclusivamente ao líder máximo da congregação e que este seja seu mestre em tudo, a "porca que dá de mamar aos porquinhos". "Não, não conheçam a Bíblia inteira"... e assim o fazem os líderes quando pregam bobagens satânicas como a Teologia da Prosperidade. Dessa forma pode-se pregar ideais antibíblicos sem o povo perceber a hipocrisia.
É claro que uma multidão manipulada, mas com fé sincera, será analisada por Deus, mas, convenhamos, os cristãos brasileiros só se deixam levar por mentiras teológicas porque são preguiçosos, preferem comer a papa já mastigada pelo líder do que se dar ao trabalho de buscar a confirmação bíblica! Isso Deus também vê.
Então o cristão não faz nada que preste ao mundo, tornando-se apenas mais um saco vazio e inútil, e ainda tem a ousadia de chegar perante "Deus" e colocar suas condições, determinar que Deus lhe dará "isso e aquilo", "ligar na Terra para ser ligado no Céu", achando-se grande e, por não matar ninguém, merecedor de todas as bênçãos de seu rico e "Pai". A riqueza que Deus promete na Palavra necessariamente precisa ser financeira e material, necessariamente é a riqueza que corrompeu os corações de bilhões de pessoas e levou ao Inferno uma infinidade de cristãos e incrédulos, a riqueza que fez a Igreja Medieval jogar no lixo o cristianismo... como se a concepção de alegria e riqueza do homem fosse a mesma de Deus. Então a vida cristã se limita a dez metros de caminhada espiritual, do "celeiro ao pasto", só engordar e se entupir daquilo que não durará mais de uma ou duas gerações. O cristianismo então é pregado como o "arco-íris" e quem o seguir encontrará um literal "pote de ouro" no final, então uma corja de mercenários e corsários entra na igreja para conseguir esse tesouro material, apenas por isso e para isso. Alguns até conseguem encontrar o que procuram, ao cobrar R$ 60 mil para aparecer em público e abrir a boca ou na venda de "indulgências e relíquias". Ora, quem lê a Bíblia conhece bem a verdade cristã... e o que se vê hoje nada tem com as Escrituras!
Desestimulando as pessoas a lerem de fato a Bíblia e fazendo-as como pombos ou peixes, que vão onde as migalhas ou grãos caírem, os líderes corruptos podem manipular tranqüilamente. Isso, ao lado da libertinagem, que destrói todo o sendo de moral cristã, fazendo o cristianismo perder a razão e função, aniquila a necessidade de pensar, de lutar, do crescer individual e, estagnado, mofado, podre, empoeirado, o cérebro do individuo atrofia, se reduz e limita, se condiciona, aprisionando o manipulado que se torna, cada vez mais, dependente dos "tradadores". Não prego independência do presbitério, prego contra a total devoção e carência do mesmo. A massa cristã, no mesmo Caminho Largo que a massa mundana, se é que se pode diferenciar as duas, se vê, por fim, numa situação semelhante à dos camponeses cegos e manipulados pela Igreja Medieval, sem conhecimento bíblico e amarrados aos pés dos líderes. Pense nisso: matar o pensamento, a essência do ser, é quase tão terrível quanto matar o indivíduo de fato.
Por sua vez, a liderança está usando de chantagens emocionais para angariar fundos. "Dê o trízimo e será recompensado cem vezes mais no Paraíso", "dê sua oferta e será próspero", "ajude o pastor a comprar seu jato particular e Deus te concederá pedidos", "dê tudo o que tiver à igreja para construírmos o Templo de Salomão, e fazermos sacrifícios de animais ao senhor desse século, oferecendo-lhe o fruto de nossas mentiras, de nossas heresias, de nossas transgressões e profanações, de nossa postura terrível!" Fazem de Deus um comerciante, ou pior, constróem um deus com a fachada do bíblico, mas que se porta como Satanás -se não é o próprio-, exigindo condições para "abençoar". E não duvido que é o Inimigo! Pois, convenhamos, enquanto a igreja se perde deitando-se com o "mundo" ou envaidecendo-se perante seu "espelho mágico", as corjas satânicas têm terreno livre para fazer mergulhar no caos toda a sociedade, completamente abandonada espiritualmente pelos cristãos, lançada à própria sorte e, cega, perdida nas trevas, consumindo-se em perdição...
... E, quem sabe, estas tais corjas até permitam que os cegos do mundo adentrem na cegueira da igreja e se tornem ainda piores, desta vez hipócritas ou, conhecendo uma igreja igual ao "mundo", abandonando-a em seguida e voltando ainda mais perversos para o local de onde vieram.
Analisando bem, parece-me que a igreja pós-moderna deitara com "mundo" há algum tempo e o que temos hoje, nessa segunda ou terceira geração perdida, é mais o fruto dessa união adultera, o filho... uma "igreja não igreja" e um "mundo não mundo", um híbrido, "quase igreja e quase mundo". Ora, eu já não sei mais se o que vemos hoje se espalhando, esse sincretismo religioso, feito de paganismo, misticismo, humanismo, satanismo, animismo, espiritismo e um pouco de cristianismo, pode-se se chamar "igreja"! Mas, se a medieval ainda é chamada assim...
Por um lado temos alguns pregando morte eterna, inferno e dor, afim de extorquir fiéis pelo medo, assim como os que pregam exclusivamente escatologia, lançando um terror sensacionalista e, como pombos que comem apenas o que recebem, o povo se escandaliza e abala, exigindo mais devoção financeira do crente, afim de construir fortalezas anti-apocalipse e anti-demônio para se precaver. Por outro temos os que deturpam a natureza de Deus e a Bíblia, questionando-a ou evitando-a, para pregar a inexistência do Inferno e do caos vindouro, fazendo tudo parecer lindo, maravilhoso e financeiramente próspero - precisa-se, então, construir um império magnífico e suntuoso para esperar a vinda do Rei Jesus. Métodos decididamente medievais.
Um jogo de mentiras tão bem arquitetado quanto o das teorias céticas... muitas igrejas programam verdadeiros teatros com gente atuando de endemoninhado ou fingindo ser curado de paralisia, pelo poder do "deus dessa igreja", pelo poder do pastor. Eu me entristeço e abalo ao lembrar que há pessoas sinceras nesses meios, mergulhadas por ingenuidade e ignorância nesse lodaçal. -Que fique claro: creio em milagres e tudo mais, mas sei que está virando moda forjá-los.-
Falando em pastor, além de único "tratador", ele vem tomando, em muitos lugares, ares quase messiânicos. Só ele pode fazer "isso e aquilo", só ele tem poder para orar, ele é o máximo, o melhor e maior líder do mundo, manda e desmanda, apto a condenar ou salvar almas - muitas vezes só se envolver dinheiro ou vantagem política. Mais um traço Medieval.
Vejo famílias cristãs perdendo-se em pecados terríveis, vejo pastores adulterando, roubando, mentindo, manipulando a Palavra, vejo pastores se levantando e defendendo a prática homossexual, defendendo o feminismo, defendendo a poligamia, defendendo o divórcio, defendendo o aborto, defendendo o sexo antes do casamento, defendendo as "raves cristãs", defendendo "prosperidade" e anarquia, incentivando as "unções animalescas", vendendo "objetos santos" -"relíquias"-... vejo uma igreja defendendo Satanás, uma igreja concordando com o mundo. Bom, de que vale a igreja, então, se não for oposta ao curso mundano? Não é nada mais do que braço dele, nada mais do que inútil!
Censura, mentira, manipulação, exploração, ganância, libertinagem. Vejo todos esses traços da Igreja Medieval na igreja contemporânea. Está chegando a um ponto insustentável, está chegando a um ponto absurdo, terrível! Aquilo que pode ser a coisa mais bela, está sendo deturpada e distorcida em algo perverso!!! O cristianismo está se consumindo nas mãos de uma geração completamente desonrada e desvirtuada! Lutero, quando analisou coisas semelhantes ao que eu vejo, se opôs e quando seu movimento tomou forma, lutou por mudanças... lutou por reformas! Por amor à Palavra, por amor à Deus, por amor ao incrédulo e aos cristãos cegos: façamos uma NOVA REFORMA! Esqueça do conforto e veja as montanhas de mortos que te cercam! Algo deve ser feito!! Estamos no extremo!!!
Sim, posso ser radical demais, mas como se opôr ao urso com uma faca pequena? Posso parecer ridículo, utópico, infantil... tudo bem, mas qualquer bom cristão percebe que algo precisa ser feito, mesmo que não queria ele sujar as mãos! Pensemos no futuro, o que acontecerá à igreja? Que espécie de governo se aproveitará da fraqueza cristã e do trabalho das falanges de movimentos anticristãos que assolam a fé?! Nos levantemos!! Não adianta apenas falar e concordar! Escreva algo, fale algo!! O cristianismo está morrendo, sim, a igreja está mais para um búfalo caçado por leões e sufocado na jugular, se vê morrendo ofegante e, enquanto morre, é comido vivo pelos predadores, fazendo de pedaços seus parte integrante do caçador!
... Estamos repetindo o mesmo erro pela segunda vez... e retornando ao que fora o período mais negro da História da Igreja, com perspectiva de algo ainda pior, já que, dessa vez, parte da massa cristã está concordando voluntariamente com a perdição!!
Eu considero que Aquele que me salvou, que a Palavra que me instrui, que mudou tão largamente o mundo, que sempre se opôs e desafiou os príncipes terrenos, que mudou tantas outras vidas e é inspirada pelo Criador, merece total devoção e crédito, sim, pelo cristianismo eu tenho certeza absoluta de que vale a pena lutar até o fim!
Temos duas opções para o retorno a fé cristã de fato: reformar ou esperar uma perseguição à igreja. O que lhe parece melhor?
*Não duvido nada que boa parte da própria "igreja" de hoje será arma para a perseguição dos cristãos verdadeiros "amanhã", como fora na Idade Média, quando está já não será mais igreja de fato, ou o a areia continua sendo areia quando feita vidro? Não. Quando a igreja cristã se distanciar um pouco mais do cristianismo, se corromper noutra "coisa", então, obviamente, não será mais cristã! Daí não haverá mais limites de perversão (se é que há algum hoje).
E pense ainda: alguém que não tem escrúpulos para destruir a vida financeira de fiéis, destroçar a Bíblia, manipular e assassinar almas, terá algum na hora de perseguir os que se oporem ao seu domínio e ameaçarem seu patrimônio?!
-Não desvalorizo a boa postura de parte das igrejas e nem o trabalho social que a igreja desempenha. O grande problema é que a igreja se tornou quase que completamente "social" e pouquíssimo teológica; em demasia espiritual, emocional, e pouco lógica; pouco bíblica e em largamente pródiga.-

Natanael Castoldi

Leia também:
-Moral? <-

2 comentários:

  1. Ah, História da Igreja... Foi justamente essa a matéria que faltou no currículo no meu tempo de A.T.O.S., tchê... xP

    Ótimo texto, bom apanhado e boas conclusões!
    Que esse curso seja além de tudo uma boa fonte de assutos pro blog! :]

    ResponderExcluir
  2. Hmmmm, mas bah! Não sabe como é tudo muito interessante!!!

    Vlw! Obrigado por acompanhar ^^ e opinar!
    Espero que, além do crescimento pessoal e espiritual que já sinto, o curso, de fato, me traga muita inspiração!

    Abraço!

    ResponderExcluir