De fato, não seguimos fábulas engenhosamente inventadas, quando lhes falamos a respeito do poder e da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo; pelo contrário, nós fomos testemunhas oculares da sua majestade. 2 Pedro 1:16

sábado, 7 de agosto de 2010

Qual "noiva"?

Muito bem, companheiros de armas ^^, vamos a mais uma postagem!
Interessante como, quando estamos focados em, realmente, buscar a essência da Palavra, textos rotineiros de leitura bíblica acabam se tornando muito mais atrativos e novos. Escrever nesse blog tem me feito extremamente bem! O motivo é simples: sempre que sento para ler um livro teológico ou a própria essência da teologia, Bíblia, analiso ao fundo cada pequena passagem, argumento e busco algo que poderá ser postado aqui. Foi assim que tive a idéia de escrever sobre a noiva de Cristo, a Igreja. Os textos bíblicos são conhecidos de todos, mas, sei por mim, nem todos os que conhecem tais, os analisaram de verdade. Sei que o que falarei não é nem metade do que se pode tirar deles, mas é um bom começo! Façamos o mesmo com toda e qualquer mensagem lida na Bíblia. Há uma sabedoria interminável em cada capítulo, em cada livro da Palavra do Deus Onisciênte!
Duas são as passagens que analisei:
----/----
-Mateus 25.1-13:

Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo.

E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas.

As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo.

Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas.

E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram.

Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro.

Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas.

E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam.

Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós.

E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.

E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos.

E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço.

Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.

-Efésios 5:25-27:

Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,

Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,

Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.

----/----

Segundo o último texto, a Igreja é a noiva de Cristo. Analisa-se o primeiro com base no segundo: as dez virgens a esperar seu esposo representam a noiva de Cristo e, Jesus, o varão que está para chegar. O texto de Mateus fala que, de todas que esperavam o retorno do Cabeça, apenas cinco estavam realmente preparadas, ansiosas, esperando-o com fidelidade, enquanto a outra metade se viu dormindo e ficou para trás. Essa passagem possui um valor imenso, alerta a Igreja sobre uma realidade esquecida: nem todos os ditos cristãos serão salvos.

... Por quê? Porque se dizer cristão é só 1/10 do que se deve fazer e é apenas isso que faz grande parte dos nossos.

Eu não posso me dizer astrônomo só porque tenho algum mínimo conhecimento sobre o céu noturno. Da mesma forma, está mentindo aquele que se baseia apenas no conhecimento bíblico para dizer-se cristão. Baseado no mesmo raciocínio eu posso afirmar que visitar um telescópio não me fará, por si só, tal astrônomo, que apenas freqüentar uma igreja, por mais importante que seja, não produzirá um cristão verdadeiro. Dizer-se cristão, conhecer a Palavra e freqüentar uma igreja é essencial, sem isso dificilmente há salvação, mas há algo ainda mais importante: uma decisão verdadeira. Conhecer por conhecer, até o ateu pode-se dizer especialista em teologia. Freqüentar por freqüentar um culto, até o drogado que vai ao templo pedir dinheiro o faz. A corja de Satanás tem visitado muitas igrejas... E também tem conhecimento da Palavra. Nem é necessário falar que demônios não são cristãos, não é?

Satanás tentando Jesus no deserto

... Além da base sólida de experiência e conhecimento, tem de haver certeza, compromisso, coerência e temor!!

A Bíblia deixa esplícito: nem todos que chamam Jesus de Senhor realmente são seus servos, nem todos que vão ao 'lugar certo', são dignos de fazê-lo. Lucas 6:46 e

Mateus 3:7-14. É aqui que me pergunto: onde está a noiva que Cristo virá buscar?

Ora, Cristo não virá buscar uma noiva hipócrita, uma noiva que está se prostituíndo, deixando toda espécie de ideologia secular andentrar sua mente. Jesus não virá buscar a noiva que o difama 'pelas costas', não virá buscar a noiva rebelde, não virá buscar a igreja não virgem, a igreja que já está casada... Casada com o mundo, casada com a riqueza, casada com o homem, casada com Satanás. Grande parte da igreja já não é mais, devidamente, a noiva de Cristo, pois não se pode servir a dois senhores, e tal parte serve... e serve muito mais aos prazeres mundanos do que ao Senhor do Universo!!

... Analisemos os pontos da passagem de Ezequiel:

A noiva de Cristo não terá mácula. O que é mácula? Segundo as definições que encontrei: "1 Mancha, nódoa. 2 Deslustre, desonra, infâmia, labéu. 3 Estigma, ferrete." Pois bem, a Igreja que Cristo virá buscar será aquela que não deixou o mundo penetrar-lhe, não deixou o mundo marcar-lhe, pelo contrário, marcou-o beneficamente. A igreja que Jesus não virá buscar é aquela que adere aos modismos e putridão satânica. Marcas da igreja que dorme nessa questão? Aquela que aceitou o "ficar gospel", o "funk gospel", a "rave gospel", o divórcio como algo normal, o adultério, aquela que prega mais a prosperidade financeira do que a prosperidade espiritual. A Igreja que já não adentra as trevas para dissipá-las, mas, sim, permite que a escuridão domine seus templos, seus membros, seus líderes.

A Igreja de Cristo não terá ruga. O que eu vejo como 'ruga'? Traços do "velho homem" e tradições demasiadas. A Igreja repleta de rugas é aquela que não incentiva a mudança, que não estimula a luta contra a carne e o mundo. Quais traços a escancaram? A ausência de comprometimento permite que seus novos convertidos continuem freqüentando boates, bodegas, a casa dos amantes e mantendo um relacionamento impuro no namoro. Aquela que busca só a "bênça e o fogo do sprito", que almeja apenas a breviedade na expriência com Deus, mas não um devido relacionamento com Ele, algo consistente e contínuo, bases sólidas para uma mudança definitiva de vida, esse está preso ao mundo, repleto de rugas, das rugas do velho mal que aqui habita.
É claro!! Não poderia esquecer da necromancia praticada por alguns cristãos! Não sei até que ponto a Igreja Romana é genuinamente cristã, mas, já que prega Jesus, de certo ela é. As rugas, creio, significando o apego ao "velho", podem estar diretamente ligadas ao culto aos mortos, aos que já se foram há milênios, séculos e há anos. Do que adianta rezar para o filho, irmão ou pai que jazido está? Depois da morte a jornada acabou, pois é na vida terrena que o homem opta e define sua eternidade. O mundo espiritual é inteligivelmente vasto e poderoso, Deus, absolutamente maior do que o auge de nossa compreensão do que é poder. Orações de homens vivos não tem poder para com os homens mortos, não podem romper a barreira entre vida e morte e cooperar na salvação do jazido -até porque aquele que aqui não mais está, já vive noutro lugar... em eterna alegria ou tortura.- Tal prática é fruto de má leitura e fraco pensar e, mesmo assim existe uma cultura altamente politeísta baseada em necromancia na nossa sociedade dita cristã... Essa Jesus não virá buscar.

Só Deus é o Senhor, só Jesus pode salvar. Não há santo ou espírito humano que possa fazer o que é papel do Pai e do Filho.

... A Terra material é território dos materialmente vivos, não há morto que tenha contato conosco... Sim, tecnicamente mortos estão uns 5,8 bilhões, espiritualmente, mas me refiro à máquina, ao corpo, afim de definir o vivo fisicamente. Hebreus 9:27

Em suma, Jesus virá buscar uma noiva que ainda professa a fé no verdadeiro Deus, no Senhor dos Exércitos. E como existem igrejas cristãs que não pregam mais no Eu Sou!!! E como existem antros de perdição e hispocrisia que, no fanatismo e farisaísmo, esculpiram uma imagem, uma concepção absolutamente deturpada do Pai. Pelo menos metade da Igreja não prega o verdadeiro Deus, pois não se porta segundo a vontade dEle... e ainda o faz no nome dEle! Rouba em Seu nome, explora em Seu nome, assassina almas em Seu nome! Se são tocados por um senhor, duvido que seja o Eu Sou.

A igreja é feita pelos membros e, à medida que tais estão deturpando-se de forma geral, a igreja desfalece. Na célula, uns tempos atrás, me veio algo como: quando o homem se converte, está assinando uma espécie de contrato. Se o fez sem ler, sem dar atenção às 'letras miúdas', problema é dele, simplesmente está seguindo em vão e, como os incrédulos, para o Abismo. Cristão por interesse e conforto, esse jamais será aceito, pois, acatando ao chamado de guerra, acovardou-se e, desertor, ainda ousa afirmar fazer parte do exército que Deus forma aqui, servindo apenas para manchar o nome de todos e profanar, como um cavalo de Tróia, os santos domínios do Reino. Isso só pode resultar em destruição: do indivíduo ou, também, do ambiente em que se encontra.
Mateus 22:11-14 fala disso. Aquele que, não tomando o devido conhecimento, não 'vestindo-se' conforme o Rei instruiu, ousar se infiltrar no seu reino, ter a pouca vergonha de fazê-lo, será brutalmente expulso, repelido, pois, além de incrédulo, é um repulsivo hipócrita. Sem contribuir em nada, sem nem ao menos acatar o que o rei ordenou no convite, queria usufruir do banquete que seria servido na festa. Um legítimo verme, um parasita usurpador! A 'Parábola do Joio', Mateus 13:24-30, fala sobre a existência desses 'invasores' e seu julgamento.
... E como há desses na Igreja... Como há, também, porcos e cães, que recebem da boa e inquestionável Palavra e, desvalorizando-a completamente, a esmagam e esfacelam. O cristão que lê ou ouve e não pratica é como um 'fim de corrente', uma 'ponte partida', um 'caminho para lugar nenhum'. Tudo o que recebe de Deus morre nele, é um verdadeiro cemitério, uma ruína. Grande empecilho! Melhor não receber nada!! Mateus 7:6. Veja também: Mateus 25:14-30 (Parábola dos Talentos) e Mateus 13:1-23 (Parábola do Semeador).

A passagem de Efésios é muito válida para a conclusão. A Igreja que Jesus buscar será imaculada e jovial, tenra, forte! Sejamos assim, enfrentemos o Mal, jamais fazendo parte dele!

...Não esqueça que a igreja é feita dos membros e que tu, que eu, poderemos ser ou não salvos conforme nossa postura, não segundo a postura geral de nossas devidas igrejas. Alguns grupos parecem crer que Jesus virá selecionar algumas congregações merecedoras, apenas. Não! Ele virá para colher desse mundo tenebroso os cristãos, individualmente. Dois ou três de tal igreja, cem ou duzentos de outra, unindo, por fim, as 'esposas' fiéis, aquelas que terão a honra e a pureza devidas para adentrar seus palácios.

2Coríntios 2:15
Natanael Castoldi

Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário