De fato, não seguimos fábulas engenhosamente inventadas, quando lhes falamos a respeito do poder e da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo; pelo contrário, nós fomos testemunhas oculares da sua majestade. 2 Pedro 1:16

sábado, 21 de agosto de 2010

Dadaísmo social

Há duas semanas, na aula de português me foi proposta a produção de uma redação, podendo-se optar por três assuntos adversos - dois dos quais não vale a pena falar. O fato é que interessei-me em demasia pela última proposta sugerida, simplesmente por discordar completamente dela. Tratava-se, exatamente, daquilo que condeno há meses no blog, um reflexo claro da confusão em que nossa sociedade atual está mergulhada. -Segue uma das músicas essenciais dO Senhor dos Anéis, O Retorno do Rei, The End of All Things-

Tal proposta resumia-se na idéia de que a vida não é um caminho reto e contínuo, que na vida existem vários fins e outros tantos começos, que nada, nem o casamento, é eterno. Parece mais uma das típicas consolações para os vestibulandos e os leitores em geral que, como nunca, estão dependendo de auto-ajuda devido ao declínio da mente. A idéia venenosa de redação culminava nas seguintes afirmações:
"A vida é uma ciranda de muitos começos. Escolha a profissão que você julgar a mais de acordo com o seu coração, sabendo que você é definitivo. Nem o casamento. Nem a profissão. Nem a própria vida..." (...) "Mas a vida não é uma corrida em linha reta. A vida é uma ciranda de muitos começos."

Sutil, não? Idéia antropocêntrica, cética e absolutamente mortal...
... Eu simplesmente não consegui deixar de argumentar o inverso. O que segue é a redação na íntegra:
----/----/----

Construir para Durar

Com o tempo, a explosão de novidades que nos bombardeiam diariamente e a extrema dinamicidade da vida profissional, os valores duráveis acabaram se diluindo. As torrentes da rotina inconstante levaram embora o que havia de melhor e mais íntegro na sociedade, tornando o perpétuo, mortalmente perecível. Até que ponto a humanidade evolui? Até que ponto ela suportará com seus ideais de periódica "mudança de tudo"?
Embora mais rígida e bruta em todas as áreas, a sociedade de nossos antepassados e ancestrais fora, nitidamente, mais sólida, constante e psicologicamente poderosa. Isso se devia à clara concepção de todos os indivíduos em relação ao certo e errado, aos valores, ao ético e moral. Desde o nascimento todo um caminho já começava a ser arquitetado e, ainda criança, o homem aprendia a construir "pra vida toda". O emprego era tão definitivo quanto o casamento. A importância do legado póstumo era devidamente concebida. Hoje... só ruínas!
"Tudo é relativo", a maioria crê. "Não existe nada eterno, nem mesmo um deus", outros tantos pregam. Essas concepções, estimuladas pelo capitalismo selvagem, criaram uma idéia cíclica de vida, sempre acabando e recomeçando, inconstante e mutante. Algo não dá certo? Desista-se. Algo está difícil? Abandona-se. Tudo pelo conforto, mas, raramente pelo melhor. Não há mais durabilidade em quase nada, as ideologia mudam com a maré, os relacionamentos morrem com a mudança de estação. Não se casa, não se perpetua o sangue. Os relacionamentos tornaram-se "puramente" sexuais e tão bestiais quanto os que vemos nos animais, excluindo-se a devida "reprodução". A alegria se resume em poucas horas de festa, em quantos litros de alucinógeno conseguir beber e quantas fêmeas o macho conseguir "pegar". Esse caos culmina numa tempestuosa vida profissional e nebulosa vida emocional.Nada mais se constrói para durar, nem mesmo aquilo que compramos é feito para vasto uso, reflexo de como o homem se encontra. A arte pintada, escrita e musical, tudo está rumando o fácil e simplório. De fato, é em demasia perigosa a concepção cíclica e efêmera de vida, pois, também, não havendo uma construção gradativa para a eternidade pessoal, nos relacionamentos e legado, a humanidade começa a entrar em colapso, a morrer, tornando-se tão perecível quanto o que prega - ou "desprega", fragilizando suas estruturas. Por isso, talvez estejamos vivendo na sombra de um cataclismo global.A vida não se sustenta como uma construção casual, instintiva e em partes distintas. A vida não pode ser destruída e reconstruída sem a sobra de depósitos de refugo. Não estamos aqui sem propósito algum, existe outra vida além dessa e será o reflexo imediato do que alicerçamos enquanto temos tempo!----/----/----
Na segunda postagem do blog eu falo algo sobre isso, A Velha Glória que se perde desde a saída do Éden. O absoluto oposto da tal Velha Glória está explícito no título da postagem: dadaísmo social...
... De fato, não sei se existe essa expressão, não me lembro de ter lido ou ouvido em lugar algum, portanto, considero-me aquele que primeiro a usou. Vamos ao esplanar:
O dadaísmo foi uma das vanguardas do início do século passado, o movimento mais radical dentre todas as barbaridades que surgiram nesse período com o intúito de acabar com toda a boa arte e instituir o princípio do seu colapso. O dadaísmo pregava a destruição de tudo, se opunha a qualquer forma de equilíbrio, almejando a agressão à cultura, a instauração do caos e da loucura. Desenvolveu-se com base o ceticismo e pessismismo. - A face escancarada de Satanás.
É em demasia fácil compreender do que trata o "dadaísmo social" e, analisando a redação acima, já se tem toda argumentação necessária para tê-lo como maior ideologia -involuntária e inconscientemente- seguida pela humanidade de nossos dias. A destruição da velha ordem, o fim do belo, do sóbrio, da cultura, da sabedoria, da Criação. Acontece que no dadaísmo social o homem não está destruindo apenas aquilo que toca, está destruindo a si mesmo!
Eu acho engraçada essa prepotência humana. Podemos morrer ao tropeçar, não conhecemos metade da complexidade de nossa constituição física e mental, não conseguimos explicar uma fração do que ocorre no universo e queremos nos colocar no posto de deuses donos do destino. Só o fato de sermos fisicamente mortais já deveria tornar esse antropocentrismo nossa sepultura - cava-se e cava-se em demasia, mais do que os conhecimentos e capacidades possibilitam. Logo as paredes desse túnel de orgulho ruirão e serão, sim, o eterno túmulo dos homens. Paremos, nós, de contribuir com nosso próprio fim! Do lado de fora da passagem por onde entramos há luz e certeza de vida!
Finalizo com uma frase magnífica do saudoso C.S. Lewis:
"Mera mudança não é crescimento. Crescimento é a síntese de mudança e continuidade, e onde não há continuidade, não há crescimento."

Natanael Castoldi

Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário