-----------------/-----------------
Liberdade? Tirania!
As vezes paro e penso: "que mundinho esse em que me meti!" Apesar da face moderna de nossos produtos, arquitetura e ideologia, existe, sim, uma velha monarquia por detrás, um antigo regime a dominar a mídia e os governos, um regime mais opressor do que imaginamos.
Refletindo sobre isso enquanto lia uma notícia sobre a ainda carente liberdade de expressão no Brasil, lembrei-me de um profundo e envolvente filme: "A Sociedade dos Poetas Mortos", que trata exatamente do que foi dito acima: liberdade de pensar e agir. Podemos não perceber na intensa e bem disfarçada lavagem cerebral que a mídia e os governos promovem no Ocidente, mas há, sim, uma forte tirania a controlar os pensamentos e atitudes do povo.
No filme, o novo se contrasta com o velho. O professor substituto de filosofia tenta implantar novas idéias numa tradicional escola e é logo reprimido. Busca a liberdade de pensamento e é sufocado, aprisionado pelo Sistema. O mundo é como essa escola, boa parte do povo é como seus alunos e uma minúscula parte, como tal professor.
Confesso que me assusto com a dimensão dessa situação, com as mentiras deliberadas que ouvimos sobre a liberdade na mídia. Não existe real liberdade, que me enfrenta o velho sistema é calado. Isso acontece na ciência e as instituições de ensino. Isso acontece nas relações sociais.
Tente, ao entrar num curso de biologia, não se prostrar perante Darwin, logo será verbalmente agredido. Tente, num curso de psicologia, crer que a religião é arma mais poderosa do que Freud. Tente não professar o ateísmo num curso de história. Fugirá do sistema, do Velho Regime, então será excluído.
No mundo profissional ocorre algo semelhante. Ai do meteorólogo que discorda publicamente do aquecimento global, ai do cientista que prega o criacionismo. Ai! Desde a escola até a faculdade ocorre a lavagem cerebral citada, todos devem se nivelar e aceitar a tradição -e seus 200 anos de história. Não pode haver resistência ou oposição para, no mercado de trabalho, sendo seres que não pensam por conta e não possuem personalidade, se portarem como gado, mercadoria, propriedade do capitalismo, ou seja, arquivos de informação e máquinas de trabalho e dinheiro. Os líderes querem lucros, o povo é humilhado e não percebe, pois não pensa, pois está acostumado, pois se alienou!Não se engane, caro leitor! Querem roubar teu cérebro... Não permita! Construa uma verdadeira fortaleza em tua mente! Pense, pense e pense. Você não é produto, a não ser que permita!
Natanael Castoldi
Leia também:
Nenhum comentário:
Postar um comentário