De fato, não seguimos fábulas engenhosamente inventadas, quando lhes falamos a respeito do poder e da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo; pelo contrário, nós fomos testemunhas oculares da sua majestade. 2 Pedro 1:16

domingo, 14 de novembro de 2010

Complexo de inferioridade

É verdade, perante Deus o homem não é nada, NADA, mas, na Criação, o ser humano tem um posto elevado. Dentre outras, existem duas visões deturpadas do cristianismo sendo pregadas nas igrejas: o humanismo, sendo o homem mais importante do que Deus e outra, no extremo oposto, que fala que o homem é, da escória desse mundo, a mais pútrida. As duas visões, óbviamente, estão erradas. Sobre o humanismo na Igreja eu já falei noutras postagens, agora, então, falarei da segunda concepção, causa de grandes precipitações no meio cristão.
Primeiro temos que conceber corretamente o Gênesis 1:26-31 fala. O primeiro versículo deixa claro que Deus criou o homem a "Sua imagem e semelhança" o que, sem dúvida, não é pouca coisa! O homem e a mulher foram aqueles que encerraram os 'dias' de criação, sendo os últimos e, depois deles, não havia necessidade de mais nada ser feito. A Criação só estava completa com os seres humanos e, diferentemente do que Deus dizia antes dos homens ao fazer os seres inferiores -"isso é bom"-, disse ao ter concluído a Obra-prima: "isso é MUITO bom."
Para o homem Deus deu o domínio sobre os animais e plantas, a belíssima criação do Pai no Éden fora deixada sob os cuidados da obra mais bela. Isso parece pouca coisa? Deus criou o homem para se relacionar com Ele de forma especial, para estar junto dEle. Isso é magnífico! Além disso, o homem foi criado de forma assombrosamente maravilhosa, diferente de todas as outras em complexidade, poder e liberdade. Deus deu ao homem a livre escolha, para que o próprio decidisse mantér ou não um relacionamento com Ele - o homem escolheu o "não" e, mesmo assim, Deus não o destruiu. Deus fez o homem inconcebivelmente superior à todos os outros seres, com capacidade de raciocínio e potencial desconhecidos até hoje. Deus deu poder ao homem, poder espiritual, sim. O homem, ao contrário dos outros seres, possui espírito e, como os anjos, o homem tem poder nisso também.
A Bíblia traz muitos exemplos da influencia espiritual que o homem exerce nesse mundo e nos alerta para cuidar com o que falamos, como se lê em 2Reis2:23-24. Aquilo que a boca do homem fala, querendo ou não, reflete com retumbância no mundo espiritual, da mesma forma acontece com nossos atos, com o que vemos ou desejamos. Se Deus não desejasse tanto a nossa presença no Paraíso e se não fôssemos importantes para Ele, Satanás não estaria correndo insanamente pelo mundo tentando derrubar todos os homens quantos conseguir.
O problema do complexo de inferioridade cristão se reflete nisso. "Não sou nada mesmo, por conta não possuo poder espiritual nenhum, por conta não exerço influência alguma", se esquecendo de que, sim, possui atributos espirituais. A concepção errônea de si mesma pode provocar um desinteresse imenso com sua postura, com o que vê, com o que fala, com o que é, já que se diz pequeno demais para causar algum rebuliço com isso. É comum os cristãos se acharem os seres mais fracos do universo, inferiores aos demônios e aos anjos, mas não o somos! O grande problema humano é a ignorância!
A influência espiritual humana é evidente! Tudo, sem excessão alguma, em que pensamos ou fazemos, abre e fecha portas no mundo espiritual. Um cristão pode se dar ao direito de ver pronografia ou ouvir música satânica pensando que é pequeno demais para ser notado pelo Inimigo, enquanto uma legião inteira de demônios já percebeu a porta aberta e está a caminho.
Vou explicar uma coisinha: existe o poder de Deus e o poder daquilo que, distante dEle, se corrompeu. Se o meu espiritual se assemelhar mais à Deus, o poder e a influência dEle estarão constantemente em mim, pois havendo ordem em meu espírito, o Pai da Ordem me achará e poderá fluir. Agora, se eu, cristão, injetar uma boa dose de caos e corrupção em meu espírito, completamente sensível ao que os olhos vêem e os ouvidos escutam, assim como uma pedra agita uma poça d'água muito maior, o caos se espalhará e, simplesmente, desligará meu contato contínuo com Deus e sua Ordem. Quem bem sabe disso é o Inimigo, que, evitando o homem de ser salvo, ainda pode ser grandemente fortalecido com o poder natural do pecador. -Não existe meio termo: ou é Ordem ou é Caos, ou é Vida ou é Morte, ou é Deus ou o Inimigo.
Então, que fique claro: o homem não é a coisa mais inútil desse mundo, o homem não é uma caixa vazia de poder, que é preenchida pelo senhor a quem se entregar. A voz humana tem poder, o pensamento humano tem poder.
Mas aqui entra outra questão: por meio de quem tal poder será exercido? Sem Deus o homem não pode se proteger do Maligno, repleto de maldade o homem não viverá com Deus. Como já escrevi noutra vez, o homem é como um instrumento musical, possui medidas, peso e atributos próprios, mas só poderá escoar se houver o músico, já que um instrumento não se toca por conta. O "músico" pode ser Deus ou Satanás, pois só existem duas formas de uma música ser tocada: de forma perfeita ou errada, respectivamente.
Aquele cujo o espírito for compatível com o de Deus, esse poderá receber diretamente o poder dEle e exercê-lo de forma espetacular nesse mundo, conforme a vontade do Músico! Aquele que não levar o selo de Deus, será usado como arma de destruição - e a dinamite, após ser usada, não apenas causa destruição dos arredores, mas causa a sua própria.
Então, leitor: tu, de fato, não é nada se comparado à Deus e no futuro tu não será nada se não for salvo por Ele. Mas não te menospreze em demasia, temos poder, sim, tanto que suportamos o ONIPOTENTE poder de Deus a fluir por nós e se refletir nesse mundo. Não pense que Deus não pode te usar grandemente como usou Moisés, Davi ou Daniel! Também não pense que tudo pode te arrebentar! Mas que isso não te sirva só de incentivo, de um "ó, posso ser grandão!", mas te sirva de alerta: Satanás quer muito enegrecer teu poder e usá-lo até a morte, e eterna será, então não se bobeie, não deixe de vigiar. No embalo da postagem anterior: CUIDE com a ignorância! Não faça nada precipitadamente, não escute músicas duvidosas, não veja filmes duvidosos, não leia nada duvidoso, cuide com os possíveis disfarces do Inimigo.
Natanael Castoldi

Leia também:
-Fardo <-

Nenhum comentário:

Postar um comentário