De fato, não seguimos fábulas engenhosamente inventadas, quando lhes falamos a respeito do poder e da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo; pelo contrário, nós fomos testemunhas oculares da sua majestade. 2 Pedro 1:16

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Guerreiros do gelo

Mês passado escrevi um artigo sobre o grande inverno em que se encontra o nosso mundo, tempos gélidos, que, sem dúvida, precedem o cataclismo, como relata o conto nórdico do Ragnarok. -Leia tal artigo nesse link ->aqui<-
Algo que pensei assim que escrevi a postagem d'O Grande Inverno foi: se o tempo está frio, então sejamos guerreiros do gelo!
Mediante um mundo em que o ser humano, como criatura, está esfriando inteiramente, a Igreja entra em crise, pois, querendo ou não, é formada por homens. Infelizmente o gélido inverno tem entrado nas portas dos templos e das casas cristãs e congelado até os ossos da grande massa. Acaba então, que um número cada vez maior dos nossos investe contra os próprios companheiros, permitindo e disseminando idéias e filosofias mundanas na Igreja, instigando o ceticismo em relação à Deus e à Palavra, criando teologias furadas e quase que sempre mal intencionadas, arranjando argumentos ou evitando-os para que a libertinagem impere... ou um legalismo mortal, quando seguem-se apenas rituais decorados e o coração, gélido, não condiz com os atos. O seres da nevasca retumbam!
Mediante a frieza geral, temos que nos preparar, sim, para, mesmo sendo poucos, resistirmos e impedirmos que o frio atinja nossas denominações, nossas famílias e nossas vidas... temos que levantar armas e levar algum calor aos incrédulos, quem sabe alguns não acabem se tornando de grande ajuda, caso atenderem ao chamado de guerra?


Existem condições para que não venhamos a nos envenenar e congelar no frígido cenário em que temos que lutar:

-Alimente-se bem (Mateus 4:4; João 4:13-14; João 7:37): uma boa camada de gordura é essencial para proteger-se do frio cortante, além disso, nesse cenário hostil teremos que cruzar tempos difíceis, quando somos testados e fortalecidos, mas, para tal, é bom termos reservas. Alimente-se e beba da Palavra, de Jesus! Se farte! Não faz sentido enfrentar os demônios da neve estando com menos saúde do que os seus cativos...
Mas cuidado, não viva de aparência, não acabe obeso, aparentando muito, mas, não sendo muito mais do que uma bola de banha, carecida de músculos, de força.

-Se fortaleça (2Timóteo2:1; Filipenses 4:13; Salmos 92:10; ISamuel 17:36; 17:45-47; IISamuel 22:33): não adianta apenas ter energia, é necessário ter força. Como enfrentar um mundo inteiro e seus dominadores sem um exacerbado vigor? Nos fortaleçamos, sempre! Uns dias de descanso no meio do campo de batalha podem pôr a perder todo o esforço... e te soldar ao gelo brutal. "Porém tu exaltas o meu poder, como o do boi selvagem."

-Vista um manto de peles (Atos 2:3,17 e 19): aqueça-se, afim de que o calor que se conserva em teu corpo impeça o frio impetuoso de derrotar-te, de cogelar-te. Vista um grosso manto, proteja-se das garras nivosas e, com o espírito fervilhante, enfrente com mais ânimo o Inimigo!


-Vista uma armadura (Efésios 6:13-17): vista uma rígida indumentária de guerra, mas cubra-a com o manto, para que o metal não congele. Os pés protegidos, para que não gangrenem seus dedos, para que possa correr com ímpeto na neve; a couraça a cobrir o peito, para que os dardos envenenados dos vultos da nevasca não lhe perfurem o coração; defenda-se e defenda teus companheiros dos ventos cortantes, com um pesado escudo; proteja sua cabeça do gelo mortal, para que sua mente não venha a pedecer congelada e se esquecer de tua motivação, vista o capacete; erga sua espada num brado, com ela poderá penetrar o coração do oponente e abrir caminho para os cativos que se encontram aprisionados na neve.


-Aperfeiçoe sua habilidade de combate (2Timóteo2:15 e 4:2; Hebreus4:12; 1João1:1; Provérbios 19:8; 21:16; 8:11): afim de evitar que, tomando a espada e partindo para o combate passe vergonha ou acabe sendo rendido pelo Inimigo, treine constantemente, aperfeiçoe sua habilidade de manuseio e combate com a arma que carrega. Antes do que passar vergonha, é melhor não ir para a guerra.

-Apóie e apóie-se nos companheiros (1João 2:9-11; Romanos 12:5; 1Coríntios 12:14-27): numa guerra dessas proporções, contra um Inimigo tão vasto e sutil, só pode haver vitória se houver união, se todos os companheiros de armas se unirem, se fortalecerem mutuamente e fizerem o melhor, juntos. Mediante tão gélido inverno, é suicídio dar uma de guerreiro solitário, pois o frio intenso é mais brutal naquele que perambula sozinho e não pode aquecer-se com os demais. Se congelar na vastidão nivosa, quem estará lá para resgatá-lo? Acaba que perece e se torna cativo, assim como os mundanos.

-Tenha um refúgio, um castelo com... uma lareira (Salmos 46): é impossível sobreviver meses lutando continuamente no cenário congelado, portanto, para evitar a morte pelo frio ou a rendição, é sempre bom ter um refúgio, local onde, após vencida uma batalha, você possa ir descansar com outros companheiros, se fortalecer, aquecer-se. Local também, onde encontrará medicamentos e ataduras. Ali, na paz, na calmaria da fortaleza instransponível, é possível reparar a armadura, renovar o manto e aprimorar as habilidades de luta, já que a próxima batalha é iminente. - II Crônicas14:5-8

-Tenha esperança, fé e motivação (2Timóteo 4:7-8; Salmos 37:5-9; Salmos 23; Isaías 41:13; 1Coríntios 15:58): por mais devastado que esteja esse mundo, por mais assustador que possa parecer o nosso Inimigo e por mais difícil que a missão de resgatar os cativos do gelo, nós jamais perderemos essa guerra. Confie no Senhor dos Exércitos, que é teu refúgio e lute, lute até o final, deixe um legado aqui, forme aprendizes, escudeiros, para que, no dia em que partir, eles lutem no teu lugar. Não temas, depois de terminados os teus dias, habitará eternamente no Paraíso... Ninguém luta em vão, pois essa guerra certamente terá fim, quando Aquele que soou o chamado de guerra retornar para salvar os seus. Está tudo sob controle, se anime e lute na certeza da vitória!
Somos todos guerreiros de Deus! Estamos nesse mundo por um motivo e não seremos nada se não cumprirmos com o nosso dever, pois fomos colocados aqui nesses tempos terríveis apenas para lutar essa guerra! O que, pra mim, é uma honra! Nos preparemos, guerreiros do gelo, para causar um belo estrago nos planos do Inimigo, resgatar aqueles que perecem nas entranhas da neve e glorificar a Deus, que nos dá a honra de lutar em Seu nome!
Natanael Castoldi

Leia também:

3 comentários: