O que segue é mais uma opinião particular, mas que quero compartilhar. Eu já conversei com meu irmão sobre isso, descobri que mais pessoas pensam da mesma forma e vivem assim. Regidas por um código de honra. -Segue a música sugerida-
Eu, ao longo dos anos, sem arquitetá-lo, vi uma espécie de código de honra sendo formado em minha vida e hoje o conheço regra por regra. Acho que é algo natural, quando vivemos embasados numa educação bacana, com propósitos e moral cristã, que uma espécie de ‘código’ venha a existir e fazer parte da nossa vida. Claro, a Bíblia é fundamento base, a essência disso tudo, só ela já pode bastar, mas refiro-me à algo que vai um pouco além, membros dela, frutos da honestidade e coerência com que a seguimos, aquilo que pode não estar escrito claramente na Palavra, mas que, nas entrelinhas encontramos e definimos em nosso viver.

O verdadeiro cristão busca a excelência em tudo o que faz... E faz mais do que o necessário! Nunca estritamente ou menos do que deve fazer.
-Se é pra brincar de seguir alguma religião, que não seja escolhido o cristianismo! O último com quem se deve brincar é Deus. Ele é o que há de mais poderoso nesse universo, também o que há de mais perigoso - caso o indivíduo se torne seu inimigo. Não há oponente mais forte e mortal. Quem se contrapõe a Ele, ri e tenta tirar proveito de Sua glória, tornado em puro caos, não tardará a ser dizimado, anulado, pela Ordem! "Terrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo!" Hebreus 10:31.-

... É lógico que a Bíblia não falaria, com todas as letras, “não ficarás”... Mas há todo o contexto de adultério, viver em nome do prazer carnal, se rebaixar ao nível animalesco. ‘Não ficar’ é algo que fiz questão de incluir no meu Código de Honra também por muitos outros motivos: integridade do Templo do Espírito, que é meu corpo, evitar comer do Fruto Proibido mais vezes do que já como diariamente, também por amor à minha futura esposa, para não traí-la antes mesmo de conhecê-la e para não viver a efemeridade - já que vivo visando a eternidade. ‘Não ficar’ certamente está em segundo lugar no meu Código.
Um dos grandes problemas na Igreja de hoje é que a maioria dos cristãos não está preocupada com a integridade de seu espírito e o futuro eterno. Segue a Palavra pela metade e, ainda, sob forma de rituais estúpidos, lendo-a para tirar o peso da consciência e consumar um “roteiro”. Poxa! Existem incrédulos que se portam baseados em moral e ética, mesmo sem muitos motivos para tal. E os cristãos, com todos os motivos do mundo para evitar a perdição, caminham hipócritas, podres, mais em nome do Maligno do que de Deus, é assim com a maioria, infelizmente.

Analisando a Bíblia, vemos que seus mandamentos resumem-se basicamente em duas coisas: amor e caráter. Esses não são só dizeres bíblicos, são ideais intrincados em nossa essência humana, nós já nascemos com o ciência do que é certo e errado, prova de que Deus nos criou. Posso me basear em outros documentos, exemplos de vida. Eu, particularmente, admiro o código da cavalaria medieval ou o código de honra dos samurais e posso, sim, aperfeiçoar o meu próprio com algumas características deles.

... É assim que já me vejo disposto a morrer pela minha futura família, caso for necessário, é assim que hoje decido não 'colar' em provas, trair a confiança dos próximos, mentir ou ser hipócrita. Isso está contido no meu código, na própria Palavra.
Veja bem: foram os códigos de honra que definiram os guerreiros mais admiráveis e íntegros da história. Se desejamos ser verdadeiros cavaleiros de Deus, precisamos de um código! Assim nasceram os juízes do Antigo Testamento e os mártires do Novo Testamento!




Leia também:
Nenhum comentário:
Postar um comentário