De fato, não seguimos fábulas engenhosamente inventadas, quando lhes falamos a respeito do poder e da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo; pelo contrário, nós fomos testemunhas oculares da sua majestade. 2 Pedro 1:16

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Código de Honra

O que segue é mais uma opinião particular, mas que quero compartilhar. Eu já conversei com meu irmão sobre isso, descobri que mais pessoas pensam da mesma forma e vivem assim. Regidas por um código de honra. -Segue a música sugerida-
Eu, ao longo dos anos, sem arquitetá-lo, vi uma espécie de código de honra sendo formado em minha vida e hoje o conheço regra por regra. Acho que é algo natural, quando vivemos embasados numa educação bacana, com propósitos e moral cristã, que uma espécie de ‘código’ venha a existir e fazer parte da nossa vida. Claro, a Bíblia é fundamento base, a essência disso tudo, só ela já pode bastar, mas refiro-me à algo que vai um pouco além, membros dela, frutos da honestidade e coerência com que a seguimos, aquilo que pode não estar escrito claramente na Palavra, mas que, nas entrelinhas encontramos e definimos em nosso viver.
Eu não acho que seja um cristão verdadeiro aquele que não define claramente uma forma coerente de se portar, baseado na Bíblia. Eu não creio que seja um verdadeiro cristão aquele que interpreta estritamente o que lê e o faz ao pé da letra, não abrindo um leque, não possibilitando que a Palavra adentre seu cotidiano, deixando-a mais na realidade da Igreja Primitiva. Aquele que caminha no limite entre a salvação e o mundo, fazendo o menos possível pela Obra, apenas o básico do necessário, o faz em vão, pois isso não vem de seu coração. O que se faz com amor é feito ao máximo! Aquele que não caminha por amor, desista do cristianismo, não perca tempo o praticando errado. Será um parasita a menos!

O verdadeiro cristão busca a excelência em tudo o que faz... E faz mais do que o necessário! Nunca estritamente ou menos do que deve fazer.

-Se é pra brincar de seguir alguma religião, que não seja escolhido o cristianismo! O último com quem se deve brincar é Deus. Ele é o que há de mais poderoso nesse universo, também o que há de mais perigoso - caso o indivíduo se torne seu inimigo. Não há oponente mais forte e mortal. Quem se contrapõe a Ele, ri e tenta tirar proveito de Sua glória, tornado em puro caos, não tardará a ser dizimado, anulado, pela Ordem! "Terrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo!" Hebreus 10:31.-
A verdade é que, quem só segue o que está escancarado, não dando atenção à todo o contexto de determinada passagem da Palavra, não passa de um desinteressado, de um seguidor forçado das Escrituras, de um hipócrita... maldito! Busca lacunas na Bíblia, procura formas de burlá-la. Esse é mais um inimigo da fé do que um fiel, mais um "Saulo" do que um "Paulo'! Um exemplo disso? Já ouvi alguns cristãos questionarem: “Onde a Bíblia fala que ‘ficar’ é errado?” Poxa, que desonestidade! Que cegueira voluntária! Desfiguram e manipulam a Palavra, verdadeiros hereges!
... É lógico que a Bíblia não falaria, com todas as letras, “não ficarás”... Mas há todo o contexto de adultério, viver em nome do prazer carnal, se rebaixar ao nível animalesco. ‘Não ficar’ é algo que fiz questão de incluir no meu Código de Honra também por muitos outros motivos: integridade do Templo do Espírito, que é meu corpo, evitar comer do Fruto Proibido mais vezes do que já como diariamente, também por amor à minha futura esposa, para não traí-la antes mesmo de conhecê-la e para não viver a efemeridade - já que vivo visando a eternidade. ‘Não ficar’ certamente está em segundo lugar no meu Código.
Um dos grandes problemas na Igreja de hoje é que a maioria dos cristãos não está preocupada com a integridade de seu espírito e o futuro eterno. Segue a Palavra pela metade e, ainda, sob forma de rituais estúpidos, lendo-a para tirar o peso da consciência e consumar um “roteiro”. Poxa! Existem incrédulos que se portam baseados em moral e ética, mesmo sem muitos motivos para tal. E os cristãos, com todos os motivos do mundo para evitar a perdição, caminham hipócritas, podres, mais em nome do Maligno do que de Deus, é assim com a maioria, infelizmente.

Analisando a Bíblia, vemos que seus mandamentos resumem-se basicamente em duas coisas: amor e caráter. Esses não são só dizeres bíblicos, são ideais intrincados em nossa essência humana, nós já nascemos com o ciência do que é certo e errado, prova de que Deus nos criou. Posso me basear em outros documentos, exemplos de vida. Eu, particularmente, admiro o código da cavalaria medieval ou o código de honra dos samurais e posso, sim, aperfeiçoar o meu próprio com algumas características deles.

... É assim que já me vejo disposto a morrer pela minha futura família, caso for necessário, é assim que hoje decido não 'colar' em provas, trair a confiança dos próximos, mentir ou ser hipócrita. Isso está contido no meu código, na própria Palavra.
Veja bem: foram os códigos de honra que definiram os guerreiros mais admiráveis e íntegros da história. Se desejamos ser verdadeiros cavaleiros de Deus, precisamos de um código! Assim nasceram os juízes do Antigo Testamento e os mártires do Novo Testamento!
A ‘honra’ define o que se faz sem aparente lucro no momento, mas que valoriza nosso nome, ecoa com poder estrondoso pela eternidade. A honra também nos faz manter a integridade mesmo sem ninguém por perto, privar-nos de pensamentos malévolos e atitudes destrutivas em nosso íntimo. Honra não é buscar renome, é a manutenção de nossa consistência espiritual e do bom legado que aqui ficará! Seguir corretamente o cristianismo, que prego, é uma espécie de defesa da honra, a recompensa estará no galardão recebido nos céus.
Pense nisso. Tente resumir a Palavra em conceitos facilmente adaptáveis em teu cotidiano, em traços claros de conduta. A Bíblia é uma base sólida, mas não inibe que façamos, baseados nela, um pouco mais nalgumas questões, façamos mais daquilo que sabemos que é certo! O código de honra, a preocupação em fazer o que é correto, mostra que estamos dispostos a cooperar com Obra e com a vitória do Reino. Deus honrará isso.
--Que valor tem a pessoa que caminha sem vontade? Que 'valor' tem o homem que não se baseia em 'valores'? Não vale nada, não passa de uma criatura oportunista, antropocêntrica – ou egocêntrica - e traiçoeira, já que visa sempre a vantagem pessoal, o alimentar de seu corpo e não está disposto a fazer o que sabe ser certo, abrir mão de prazeres e lucros em nome dos próximos, em nome do que virá futuramente e se estenderá pela eternidade!--Natanael Castoldi

Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário