De fato, não seguimos fábulas engenhosamente inventadas, quando lhes falamos a respeito do poder e da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo; pelo contrário, nós fomos testemunhas oculares da sua majestade. 2 Pedro 1:16

sábado, 10 de julho de 2010

Eversong

Esses dias estava assistindo a um documentário sobre o Egito Antigo, falava de uma misteriosa pirâmide pouco conhecida, que fora construída por sobre uma colina e possuía detalhes que lhe faziam superior às outras. Chamou-me a atenção a preocupação do faraó em deixar uma marca memorável de sua estadia na Terra e construir, durante todo o seu reinado, a câmara funerária que, supostamente, lhe abriria o caminho para a eternidade. -Segue a música dos bardos-

Além dos egípcios, temos exemplos entre maias e aztecas de grandes monumentos erguidos para garantir a eternidade da alma do governante. Algumas das maiores construções da história são fruto da preocupação humana em deixar um legado terreno e garantir uma vida para a eternidade. Essa preocupação toda com a vida que vêm após a morte é muito real e evidente.
Líderes antigos destinaram o melhor da tecnologia de seu povo, do conhecimento de seus sábios, da força braçal de seus trabalhadores, das economias minerais do Estado e a maior parte de suas próprias vidas para projetar o caminho eterno. De fato, como pagãos, não atingiram a eternidade pregada pelas suas crenças, pela manipulação da corja de Satanás, mas esse não é o meu foco. O fato é que, mesmo estando errados, eles investiram tudo o que tinham de melhor em terra para construir o sua vida eterna, segundo o que acreditavam. E nós, que conhecemos a Verdade, fazemos o mesmo?
Isso é triste. Muitos pagãos se entregam mais ao que crêem do que os cristãos à Verdade. Não há explicação ou motivo sóbrio para isso. Nós, que temos a graça de conhecer O Caminho, deveríamos viver essa fração de existência que é a vida terrena, para garantir a Boa Eternidade! Mas não, muitos de nós dedicam pouco e nada do tempo para Deus, não investem em crescimento, não dão melhor para a Obra! Poxa, por que isso!? Só encontro uma explicação para a maioria cristã que não busca o eterno: não acredita completamente! Possui intrincado em sua essência um ceticismo mortal, que lhe acarreta a falta de temor e pouco entusiasmo para trabalhar na Obra. Vive uma mentira... Um mentira voluntária!
O que se vê hoje é um cristão que vive como o verdadeiro ateu, ou incrédulo, nalguns termos. O ateu, que não segue religião alguma, vive apenas para o momento, para o mundo, buscando o prazer e vantagem pessoal. O cristão, ao passo que não está construindo muito para a eternidade, automaticamente se move em nome do momento, do prazer, do lucro. Isso é um traço típico do ceticismo... não se portar como um completo cristão, um cristão de verdade, é desmerecer toda a Palavra, seguir "meio" cristianismo -ou um cristianismo deturpado- é o mesmo que caminhar sem fé, sem religião alguma, pois é impossível seguir uma a Palavra "em partes"! Um cristão que divide ao meio a Verdade, está criando duas mentiras!Existem dois pontos bacanas para serem analisados com o trabalho dos antigos: sua devoção ao que acreditavam através de sua busca pela vida eterna e a testemunha disso, a herança que aqui deixaram, seus grandiosos monumentos. O cristão deve ter consciência do legado que deixará aqui, do testemunho que ficará nesse mundo após sua morte, do exemplo que será para os que virão depois. As pirâmides continuam inabaláveis após milênios, são o reflexo duradouro de toda uma busca e um trabalho realizado e, nesse momento, me servem de inspiração. Devemos considerar que a forma com que caminhamos como Filhos de Deus nesse mundo, nossa busca e anseios, poderão servir de inspiração benigna ou malévola para os próximos! Se trilharmos O Caminho, deixando como testemunha verdadeiras e inabaléveis torres de pedra, estimularemos por décadas os que, ao cruzarem o mesmo caminho, avistarem nossa herança...... O contrário será se deixarmos um vazio e, terrível se ficarem apenas ruínas.

Creio que se encaixa aqui um exemplo que usei no encontro de célula da última semana, baseado no culto do domingo passado: existe uma região de Israel que se chama Neguebe, trata-se de um deserto com suas montanhas. A estepe fica tórrida no período mais quente do ano, mas no inverno enche-se de vida, pois a neve precipita no cume dos montes e desce como água para os vales, tornando as terras áridas, verdadeiros mananciais. O cristão pode optar por ser eternamente gelo, não ser um cristão completo, não deixar Deus usá-lo e moldá-lo, ficando na zona de conforto ou deixar-se tornar água, descer por caminhos rochosos e íngremes, atravessar terras brutais e, após a dura empreitada, deixar pelo caminho uma herança magnífica, a vida! Não esqueçamos que, os que ficam parados não podem caminhar para a eternidade... E quem disse que pregar a ordem e lutar contra o caos destrutivo desse mundo tornaria nossa jornada aqui fácil?
Ora, Deus é ORDEM! Não há como alguém caminhar com Ele sem deixar para trás o reflexo de uma vida organizada, cheia de propósitos e vitórias. Essa verdade também se refere ao que fora dito sobre viver o cristianismo em partes: Deus, sendo ordem, quer integridade, não algo desmembrado! Não um cristianismo seguido aos mil pedaços!!

Creio que a resposta para a decadência da humanidade e da Igreja está no fato de no mundo quase ninguém mais construir projetos para a eternidade! Não mais se busca o casamento, não mais se almeja a vida eterna... Optar exclusivamente pelo alimentar da vida mortal, de projetos efêmeros, automaticamente se reflete no abandono de qualquer perspectiva de algo perpétuo, imortal!
---Um cristão pode não se preocupar com sua vida espiritual, com seu futuro, mas que não se esqueça que Satanás se preocupa muito com isso, que o Pai da Mentira se detém há milênios arquitetando e consumando o fracasso de vidas humanas, destinando-as, tristemente, a uma eternidade de agonia. Você é importante, uma peça almejada pelo Maligno, está sendo vigiado desde o nascimento por olhos assassinos, que forjam meios de te destruir da forma que você, por ventura, permitir. Esquecer-se que existe a Boa Eternidade para visar, é aceitar que o Maligno trabalhe com teu tempo. Nem os demônios, nem Satanás, nenhum dos caídos gosta da idéia da morte no Inferno e eles não querem ir sozinhos para lá!---
Nós, cristãos, deveríamos ser um alicerce sólido para refletir a ordem de Deus nesse mundo. Testemunhas de uma vida voltada, especialmente, para a eternidade! Deveríamos ser, cobertos pela poderosa mão do Pai, como refúgios para os desamparados, fortalezas nas sombras desse mundo! Que diferença o cristianismo pode fazer para o mundo quando tal se torna igual a ele? Ou ainda pior do que ele, se vendo cercado de hipocrisia?
Sejamos nós, que temos ciência disso tudo, cristãos firmes, completos, que transmitam a força, a ordem, a integridade e segurança que Deus é pra nós! Construamos mais para a eternidade, deixemos um legado que, por muito tempo após sermos retirados desse mundo decaído, sirva de exemplo e testemunha do poder de Deus!
Não esqueça: a verdadeira vida do cristão começa no dia de sua morte! Seja a morte do "eu" carnal ou a morte literal de seu corpo nesse mundo. O que vivemos aqui não é mais do que um "prefácio", antecedendo o que será a verdadeira história de nossa vida. Se o "prefácio" for bacana, nossa vida eterna assim será!

"Tudo o que não é eterno, é eternamente inútil." CS. Lewis
"Toda a ação de nossa vida toca alguma corda que vibrará na eternidade." E.H. Chapin
Natanael Castoldi

Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário