De fato, não seguimos fábulas engenhosamente inventadas, quando lhes falamos a respeito do poder e da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo; pelo contrário, nós fomos testemunhas oculares da sua majestade. 2 Pedro 1:16

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Cães farejadores

ICoríntios3:9
Esses dias vi um filme engraçado, meio antigo, o que dava um clima bacana. Era um filme do Sherlock Holmes, o famoso detetive inglês, no caso, viciado em cocaína e passando por um duro tratamento sob vigilância de Freud. Bom, no mais o filme me mostrou algo que há anos eu não via, aqueles cães farejadores à moda antiga, os fies companheiros do detetive. Daí viajei pra outro tipo de cão farejador, o cão de caça... no final, acabei pensando numa postagem relacionada à tais cães, duas formas de análise seguirão.
O cão farejador propriamente dito é utilizado há séculos, desde a Idade Média, e o cão de caça, então, desde o mundo pré-diluviano, certamente. A relação entre homem e cão se estreitou ao longo desses anos todos e existe um princípio que a faz funcionar: o cão nunca deve tentar ser o líder do "bando", mas, sempre é o homem aquele que domina e comanda seu companheiro.
... O cão rebelde é disciplinado e, se continuar rebelde, simplesmente será descartado. Existe esse tipo de hierarquia em toda a forma de relacionamento em que precisa haver um senhor e um subordinado, pois é a única forma de a coisa funcionar, não pode haver, numa sociedade, uma parte que apenas suga e nada produz, além disso, dois líderes mais facilmente causam a divisão do que o progresso. Guarde essa informação para logo mais.

Os cães treinados para caça ou procura são condicionados à sentir o cheiro daquilo que seus líderes querem, seja um tipo específico de caça, como lebres ou patos selvagens, seja um determinado foragido ou drogas. Se especializam nos serviços que o "alfa" do bando lhes instiga a consumar e o fazem de tal forma a sempre, sempre, quando sentirem o odor daquilo que compreendem que devem perseguir, sentirem impulso de fazê-lo, basta uma oportunidade dada pelo seu senhor que partem em disparada ao encontro daquilo que lhes "dá a recompensa". O engraçado é que não se cansam, simplesmente não param de procurar até que aquilo que precisam encontrar seja devidamente encontrado. Estão condicionados à isso e buscarão fazê-lo sempre que puderem. Alguns dias atrás eu vi um documentário que comentava sobre os cães pastores e achei interessante o fato de que, mesmo sem a humanidade por perto, tais animais continuariam, por conta, guiando o rebanho por milênios, de geração em geração, pois era o que tinham aprendido, já estava incluso em sua natureza.
De certo modo, podemos ser comparados à cães farejadores, já que o homem nunca pode ser completo dono de si, mas, sempre se prostra perante algum senhor, seja ele mesmo e seu prazer (logo, Satanás), seja o mundo (e Satanás), seja apenas Satanás ou seja apenas Deus. Aquilo que o homem busca com mais vontade e freqüência mostra, escancaradamente, qual é o seu líder, qual é o seu "treinador", que o deixou condicionado dessa forma a praticar e desejar compulsivamente tal ato ou coisa. É óbvio que os incrédulos, todos, treinados para o suicídio, se submetem à Satanás, mas e os cristãos?
Não faltam cristãos que não servem à Deus. Isso é fácil de ser analisado, analise em você mesmo. No que seus olhos sempre se fixam, quando aparece a oportunidade? O que você permite entrar em seus ouvidos quando está sozinho, ou com os mundanos? O que tua boca fala quando conversa com incrédulos? O que teus dedos digitam na internet? O que tua cabeça pensa quando recebe um pequeno estímulo ou a todo instante?
... É claro, há cristãos que querem vencer, mas ainda não conseguiram enterrar todos os maiores pecados, há cristãos que retornaram à Deus há pouco e outros que se converteram recentemente.

Mas temos que cuidar! Aquilo que nos puxa, que nos cativa involuntariamente, indica o quanto estamos condicionados à fazer o que determinado senhor nos ensinou, também, logicamente, tudo o que fazemos por vontade própria, acima apenas do instinto, do impulso, aquilo que concebemos a natureza impura e mesmo assim cometemos, praticamos - seria o "pecado voluntário". Isso, sem desculpa, nos mostra a quem servimos e, nesse caso, mesmo que nos digamos filhos de Deus, não trata-se dEle.
Cuidado! Quantas vezes por dia você se lembra de Deus? Quantas vezes mais se lembra das coisas do "mundo"? Quantas vezes troca a oração por mais uma dormidinha ou a leitura da Bíblia para ficar na internet mais um pouco? Qual tua alegria ao atender ao chamado do culto ou outra reunião da igreja? Qual é tua vontade para com as coisas do Pai e Sua Obra? Ora, quem dificilmente lembra de Deus, coloca os pensamentos sobre si, sobre o mundo e etc, acima dEle, um indicador do senhorio - é claro, não digo pra pensar em Deus o tempo todo. Quando escancaradamente se troca a vontade dEle pelas vontades da carne, quando não se tem vontade de ir à casa de Deus e ver os irmãos, preferindo estar no computador ou na esquina com os decadentes, quando não há vontade nenhuma de crescer em Deus e participar da Obra, então o senhor dessa pessoa, em hipótese alguma, é Deus!
Os atos que cometemos ou cogitamos em cometer indicam a natureza do nosso treinamento, indicam qual senhor nos persuadiu e a quem mais servimos! Se o 'cheiro' do "mundo" nos atrai com mais facilidade do que o 'cheiro' de Deus e das coisas dEle, então o nosso líder é, sim, o "mundo", Satanás! Daí voltamos ao que pedi para que você não esquecesse: a punição do "cão" rebelde.
Se o cristão se diz filho de Deus, mas não busca com vontade, não aproveita toda a oportunidade de ser mais em Deus e de se aproximar mais da recompensa da Vida Eterna, então está, no mínimo, confuso quanto ao seu senhorio, pois não sabe se busca a Deus ou ao mundo. Pior ainda se, sempre que tem a oportunidade de NÃO FAZER NADA pra Deus busca realmente não fazê-lo. Daí a rebeldia é escancarada! Qual é a alternativa óbvia? Descarte. Deus simplesmente não quer trabalhar com pessoas que não querem serviço, Deus simplesmente não precisa de sujeira no Paraíso e Deus não se importa com números, pois tem TUDO SOB CONTROLE. O resultado é que o "cão" rebelde, no final, se não se submeter verdadeiramente, será mandado pro lugar em que estarão os seguidores do "outro" senhor, o Inferno. Isso é óbvio!
Pense bem nisso, se vigie! Muita coisa está em jogo: tua vida eterna e a vida eterna de outros, sempre influenciada pela tua vontade, pelo teu exemplo, pelo teu estímulo.
Romanos 8:5 -Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.

Natanael Castoldi

Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário