segunda-feira, 23 de agosto de 2010
Reis de Tudo?
sábado, 21 de agosto de 2010
Encruzilhadas
ENCRUZILHADAS
De fato, as encruzilhadas criam essa estranha sensação de que naquele momento que passamos por elas, de alguma forma colocamos os pés em todos os caminhos ao mesmo tempo. Sem dúvida, a encruzilhada é a passagem obrigatória do bem e do mal, mas logo em seguida, cada um deverá seguir a sua própria direção.
Existem épocas na História humana, nas quais o bem e mal são dois caminhos absolutamente distintos e por isso, as “encruzilhadas” são estreitas e solitárias. Todos passam muito rápido por elas, para não dar de cara com uma presença indesejável. Aqueles que são de Deus passam “voando” para não topar com o diabo e vice-versa. Em tempos assim, não há como errar o caminho, pois as diferenças são óbvias.Porém, há períodos nos quais as pessoas lentamente começam a se aproximar das encruzilhadas. Quando passam por elas, caminhantes de todas as direções começam a se deter e andar mais lentamente. O cheiro de enxofre já não assusta tanto os santos e o incenso contaminado já começa a atrair os demônios.
Aos poucos acontecem as trocas de olhares e os acenos. Num próximo encontro talvez um tímido “bom-dia” e no seguinte um curioso “como vai?” Nesse ponto, as encruzilhadas já não são mais vistas como um lugar de se passar correndo e sim como um centro de novas possibilidades.
Então ali, parados e receptivos no ponto zero de todos os caminhos, torna-se cada vez mais abominável que alguém faça qualquer afirmação absoluta, que alguém assuma posicionamentos claros ou que entre em questões polêmicas. Assim à própria encruzilhada, aos poucos já não lhe soa bem o nome, pois afinal, quem disse que temos que ir para um lado ou para outro? Quem disse que não podemos ficar todos ali? Afinal, não somos todos “filhos de Deus”? E se somos todos “irmãos”, por que viver separados? Quem disse que eu estou certo e que você está errado ou vice-versa? Quem disse que precisamos ter posições definidas?Nesta semana me veio às mãos um jornal da região, contendo uma entrevista com um grupo de travestis que migraram da grande Porto Alegre para a nossa região. Eles agora fazem ponto numa das principais avenidas de Lajeado. Porém o que me impressionou não foi o fato em si, mas o tom da matéria, onde esses “profissionais” da prostituição relatavam detalhes de sua atividade com tanta naturalidade, como se uma dona de casa estivesse passando uma receita de bolo em suas minúcias.
Confesso que fiquei pasmo e comentei com minha esposa: Mas o que é isso? Onde estamos? Depois, refletindo melhor compreendi: Nossa sociedade decidiu simplesmente viver nas encruzilhadas. Mas por quanto tempo isso será possível?
Prezado leitor: Esse papo de tolerância, de respeitar todas as opiniões, de evitar qualquer julgamento ou preconceito pode parecer muito atraente, porém é o grande ardil que o diabo tem usado para arrastar lentamente consigo a todos os que acham que é possível viver desse modo.A Batalha do Abismo
Apocalipse 3:15-20
Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!
Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.
Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;
Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.
Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.
Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
Dadaísmo social
quinta-feira, 12 de agosto de 2010
Terrivelmente perversos
sábado, 7 de agosto de 2010
Qual "noiva"?
E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas.
As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo.
Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas.
E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram.
Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro.
Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas.
E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam.
Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós.
E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.
E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos.
E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço.
Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.
Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,
Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,
Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.----/----
Segundo o último texto, a Igreja é a noiva de Cristo. Analisa-se o primeiro com base no segundo: as dez virgens a esperar seu esposo representam a noiva de Cristo e, Jesus, o varão que está para chegar. O texto de Mateus fala que, de todas que esperavam o retorno do Cabeça, apenas cinco estavam realmente preparadas, ansiosas, esperando-o com fidelidade, enquanto a outra metade se viu dormindo e ficou para trás. Essa passagem possui um valor imenso, alerta a Igreja sobre uma realidade esquecida: nem todos os ditos cristãos serão salvos.
... Por quê? Porque se dizer cristão é só 1/10 do que se deve fazer e é apenas isso que faz grande parte dos nossos.
Eu não posso me dizer astrônomo só porque tenho algum mínimo conhecimento sobre o céu noturno. Da mesma forma, está mentindo aquele que se baseia apenas no conhecimento bíblico para dizer-se cristão. Baseado no mesmo raciocínio eu posso afirmar que visitar um telescópio não me fará, por si só, tal astrônomo, que apenas freqüentar uma igreja, por mais importante que seja, não produzirá um cristão verdadeiro. Dizer-se cristão, conhecer a Palavra e freqüentar uma igreja é essencial, sem isso dificilmente há salvação, mas há algo ainda mais importante: uma decisão verdadeira. Conhecer por conhecer, até o ateu pode-se dizer especialista em teologia. Freqüentar por freqüentar um culto, até o drogado que vai ao templo pedir dinheiro o faz. A corja de Satanás tem visitado muitas igrejas... E também tem conhecimento da Palavra. Nem é necessário falar que demônios não são cristãos, não é?
... Além da base sólida de experiência e conhecimento, tem de haver certeza, compromisso, coerência e temor!!
A Bíblia deixa esplícito: nem todos que chamam Jesus de Senhor realmente são seus servos, nem todos que vão ao 'lugar certo', são dignos de fazê-lo. Lucas 6:46 e
Ora, Cristo não virá buscar uma noiva hipócrita, uma noiva que está se prostituíndo, deixando toda espécie de ideologia secular andentrar sua mente. Jesus não virá buscar a noiva que o difama 'pelas costas', não virá buscar a noiva rebelde, não virá buscar a igreja não virgem, a igreja que já está casada... Casada com o mundo, casada com a riqueza, casada com o homem, casada com Satanás. Grande parte da igreja já não é mais, devidamente, a noiva de Cristo, pois não se pode servir a dois senhores, e tal parte serve... e serve muito mais aos prazeres mundanos do que ao Senhor do Universo!!
... Analisemos os pontos da passagem de Ezequiel:
A noiva de Cristo não terá mácula. O que é mácula? Segundo as definições que encontrei: "1 Mancha, nódoa. 2 Deslustre, desonra, infâmia, labéu. 3 Estigma, ferrete." Pois bem, a Igreja que Cristo virá buscar será aquela que não deixou o mundo penetrar-lhe, não deixou o mundo marcar-lhe, pelo contrário, marcou-o beneficamente. A igreja que Jesus não virá buscar é aquela que adere aos modismos e putridão satânica. Marcas da igreja que dorme nessa questão? Aquela que aceitou o "ficar gospel", o "funk gospel", a "rave gospel", o divórcio como algo normal, o adultério, aquela que prega mais a prosperidade financeira do que a prosperidade espiritual. A Igreja que já não adentra as trevas para dissipá-las, mas, sim, permite que a escuridão domine seus templos, seus membros, seus líderes.
A Igreja de Cristo não terá ruga. O que eu vejo como 'ruga'? Traços do "velho homem" e tradições demasiadas. A Igreja repleta de rugas é aquela que não incentiva a mudança, que não estimula a luta contra a carne e o mundo. Quais traços a escancaram? A ausência de comprometimento permite que seus novos convertidos continuem freqüentando boates, bodegas, a casa dos amantes e mantendo um relacionamento impuro no namoro. Aquela que busca só a "bênça e o fogo do sprito", que almeja apenas a breviedade na expriência com Deus, mas não um devido relacionamento com Ele, algo consistente e contínuo, bases sólidas para uma mudança definitiva de vida, esse está preso ao mundo, repleto de rugas, das rugas do velho mal que aqui habita.Só Deus é o Senhor, só Jesus pode salvar. Não há santo ou espírito humano que possa fazer o que é papel do Pai e do Filho.
... A Terra material é território dos materialmente vivos, não há morto que tenha contato conosco... Sim, tecnicamente mortos estão uns 5,8 bilhões, espiritualmente, mas me refiro à máquina, ao corpo, afim de definir o vivo fisicamente. Hebreus 9:27
Em suma, Jesus virá buscar uma noiva que ainda professa a fé no verdadeiro Deus, no Senhor dos Exércitos. E como existem igrejas cristãs que não pregam mais no Eu Sou!!! E como existem antros de perdição e hispocrisia que, no fanatismo e farisaísmo, esculpiram uma imagem, uma concepção absolutamente deturpada do Pai. Pelo menos metade da Igreja não prega o verdadeiro Deus, pois não se porta segundo a vontade dEle... e ainda o faz no nome dEle! Rouba em Seu nome, explora em Seu nome, assassina almas em Seu nome! Se são tocados por um senhor, duvido que seja o Eu Sou.
A igreja é feita pelos membros e, à medida que tais estão deturpando-se de forma geral, a igreja desfalece. Na célula, uns tempos atrás, me veio algo como: quando o homem se converte, está assinando uma espécie de contrato. Se o fez sem ler, sem dar atenção às 'letras miúdas', problema é dele, simplesmente está seguindo em vão e, como os incrédulos, para o Abismo. Cristão por interesse e conforto, esse jamais será aceito, pois, acatando ao chamado de guerra, acovardou-se e, desertor, ainda ousa afirmar fazer parte do exército que Deus forma aqui, servindo apenas para manchar o nome de todos e profanar, como um cavalo de Tróia, os santos domínios do Reino. Isso só pode resultar em destruição: do indivíduo ou, também, do ambiente em que se encontra.A passagem de Efésios é muito válida para a conclusão. A Igreja que Jesus buscar será imaculada e jovial, tenra, forte! Sejamos assim, enfrentemos o Mal, jamais fazendo parte dele!
...Não esqueça que a igreja é feita dos membros e que tu, que eu, poderemos ser ou não salvos conforme nossa postura, não segundo a postura geral de nossas devidas igrejas. Alguns grupos parecem crer que Jesus virá selecionar algumas congregações merecedoras, apenas. Não! Ele virá para colher desse mundo tenebroso os cristãos, individualmente. Dois ou três de tal igreja, cem ou duzentos de outra, unindo, por fim, as 'esposas' fiéis, aquelas que terão a honra e a pureza devidas para adentrar seus palácios.