De fato, não seguimos fábulas engenhosamente inventadas, quando lhes falamos a respeito do poder e da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo; pelo contrário, nós fomos testemunhas oculares da sua majestade. 2 Pedro 1:16

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

No calor da batalha

Na postagem anterior concluí dizendo, basicamente, que ao servirmos ao Senhor dos Exércitos, necessariamente viveremos uma vida de guerras. Desanimador? Muito pelo contrário! Ou você acha que vale a pena seguir inutilmente como uma bola de banha deitado num sofá? Ah, o Deus que eu conheço jamais estimularia uma vida assim! O Deus que eu conheço possuía exércitos celestiais antes de criar o homem e, também antes de criar o homem, se alegrava com as proezas de um gigantesco dragão marinho. Esse é o meu Deus! E como poderia ser diferente o Deus que criou o Sol? Que formou o magma da Terra? Ergueu as montanhas?
Às vezes temos uma idéia tão pequena de Deus... vemos o Senhor do Universo como uma madame cercada de arco-íris, com pétalas de rosa caíndo ao redor, umas criancinhas aladas com harpas minúsculas cantando e se beijando, nuvenzinhas brancas como algodão e veadinhos pulando ao fundo. Deus, sem dúvida alguma, se ofende com isso - ou dá boas risadas. Porque o meu Deus chegou para Moisés no Monte Sinai como uma forte tempestade, transformou o Mar Vermelho em sangue, pelo seu povo lançou pragas terríveis no Egito... (Pause a música e veja o vídeo das 10 Pragas)
... derrubou muralhas, matou centenas de milhares de inimigos. Sim, esse é o meu Deus e TENHO ORGULHO. É o Deus da disciplina, é o Deus que zela com TODO o Seu poder pelos seus filhos, é um Deus que transmite absoluta segurança e que já provou não poupar os inimigos de Seu povo, é o Deus que mata os lobos para garantir a sobrevivência das ovelhas! Esse é o meu DEUS! Face absoluta do que é PODER, do que é FORÇA, do que é GLÓRIA, do que é MAJESTADE.
Seu amor? Seu amor é para com os que estão nEle! Como o pai que não pensa duas vezes em matar o urso que encurralou seu filho. Por amor sacrificou alguns no passado para o bem de muitos por milênios! Seu amor permitiu que a humanidade continuasse vivendo mesmo depois da Queda e o homem pudesse escolher o que para si considerasse melhor. Seu amor foi demonstrado na magnífica Criação, no jardim maravilhoso que criou, traço por traço, para que o homem ali habitasse eternamente, vislumbrando a água corrente, o voar das aves, as cores das borboletas e das flores, o vento deslizando nas folhas e, ainda, ter um relacionamento de amizade com Ele, diariamente. Ser seu amigo, ensinar-lhe, mostrar-lhe, como um orgulhoso pai, suas obras. Deus tinha projetado um mundo perfeito para o homem conviver com Ele, mas, com amor ainda mais profundo, permitiu que o homem pudesse escolher se desejasse aquela vida ou não. Deu liberdade de ESCOLHA! Isso é inconcebível amor!
O mais comovente dessa história é que a Obra-prima da Criação, após ter um mundo inteiro criado especialmente para ela, desejou excluir seu Pai, tomou o "presente" e não quis compartilhar e, mesmo assim, Deus não destruiu o homem. O manteve nesse mundo, mesmo estando fora dos planos de dEle. Então o Pai redefiniu Seu projeto, adequando-o à nova situação. Além de deixar o homem continuar vivendo e profanando Sua Criação, permaneceu por perto e aceitou de braços abertos aqueles que desejassem novamente se voltar para Ele, abrindo as portas de Seu reino celeste para que os que se rendessem aos Seus pés tivessem um local imensuravelmente belo para passar a eternidade.
Ah, para mim o amor de Deus para com seus filhos é demonstrado na Bíblia inteira e me emociono com tudo isso! Eu imagino o quanto deve ser difícil para o Criador destruir aquilo que conhece plenamente... por isso imagino o quanto Deus deve ter tido dificuldades em destruir os inimigos de Israel por amor a Sua nação. Sim, foi por amor que Ele destruiu exércitos inimigos de Seu povo! Mas não há maior demonstração de amor e desejo de ter o homem novamente ao Seu lado do que a vinda de Seu próprio filho, Jesus, para conhecer, como homem, a situação humana, padecer das tentações pecaminosas e ter profunda noção do que é sofrimento humano para poder, então, sanar esse sofrimento e perdoar todos os pecados. Jesus provou que o cristianismo pode ser seguido completamente! Jesus encurtou a distância entre Deus e o homem, agora basta uma atitude para chegar-se novamente ao amoroso Pai e caminhar com Ele para a ETERNIDADE a vislumbrar Sua inconcebível GLÓRIA!
A vinda do Espírito Santo para confortar, alegrar e estimular os filhos de Deus também é uma demonstração de amor!! Ou você acha que o Espírito Santo sente-se bem habitando esse mundo pútrido?
O mais maravilhoso disso tudo é que Deus não nos considera a mísera coisa que somos, mesmo sendo o Senhor do Universo, mesmo nos conhecendo profundamente, cada detalhe - e também a nojeira -, mesmo estando infinitamente acima de nós e sendo nosso oposto em perfeição, nos vê como seres grandes, não nos trata como "pouco e nada", objetos estúpidos, muito menos como bebezões que precisam estar sempre no colinho do papai, já que somos fracos. Não, Deus nos têm como AMIGOS! AMIGOS!!! É simplesmente inconcebível o fato de O Senhor do Universo nos considerar AMIGOS! ISSO É LINDO! Sim, é lindo. Isaías 41:8-20

Porém tu, ó Israel, servo meu, tu Jacó, a quem elegi descendência de Abraão, meu amigo;

Tu a quem tomei desde os fins da terra, e te chamei dentre os seus mais excelentes, e te disse: Tu és o meu servo, a ti escolhi e nunca te rejeitei.

Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.

Eis que, envergonhados e confundidos serão todos os que se indignaram contra ti; tornar-se-ão em nada, e os que contenderem contigo, perecerão.

Buscá-los-ás, porém não os acharás; os que pelejarem contigo, tornar-se-ão em nada, e como coisa que não é nada, os que guerrearem contigo.

Porque eu, o SENHOR teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo.

Não temas, tu verme de Jacó, povozinho de Israel; eu te ajudo, diz o SENHOR, e o teu redentor é o Santo de Israel.

Eis que farei de ti um trilho novo, que tem dentes agudos; os montes trilharás e moerás; e os outeiros tornarás como a pragana.

Tu os padejarás e o vento os levará, e o redemoinho os espalhará; mas tu te alegrarás no SENHOR e te gloriarás no Santo de Israel.

Os aflitos e necessitados buscam águas, e não há, e a sua língua se seca de sede; eu o SENHOR os ouvirei, eu, o Deus de Israel não os desampararei.

Abrirei rios em lugares altos, e fontes no meio dos vales; tornarei o deserto em lagos de águas, e a terra seca em mananciais de água.

Plantarei no deserto o cedro, a acácia, e a murta, e a oliveira; porei no ermo juntamente a faia, o pinheiro e o álamo.

Para que todos vejam, e saibam, e considerem, e juntamente entendam que a mão do SENHOR fez isto, e o Santo de Israel o criou.

-Para mim essa é uma das palavras mais bonitas da Bíblia! Repare no primeiro versículo: "Abraão, MEU AMIGO". Leia também Êxodo 33:11. Oséias 2, já citado na postagem anterior, mostra outro aspecto: Deus é duro, sim, mas para disciplinar. Nos dois textos vemos que Deus não se importa com o "tamanho" -Não temas, tu bichinho de Jacó, povozinho de Israel; eu te ajudo, diz o SENHOR, e o teu redentor é o Santo de Israel.- e com a quantidade de inimigos. Deus LUTA ATÉ O FIM pelos Seus. O que Deus não suporta é falta de temor e respeito, o que Deus não suporta é hipocrisia, frieza, preguiça. Aqui Ele pode mostrar Sua ira. Para com os inimigos, Deus é TERRÍVEL. Hebreus 10:31 diz: "Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo."
Deus permitiu que o homem continuasse vivendo, mesmo após tal ter escolhido se igualar à Ele. O homem escolheu se distanciar de Deus e Deus deu a liberdade para o homem ESCOLHER se deseja retornar à Ele, então, simplesmente, Ele não deve interferir largamente. A situação em que está o mundo hoje se deve às escolhas do homem. O livre-arbítrio também seria burlado se Deus aparecesse por aí, pois o homem, vendo-O, seria obrigado, por medo, a se prostrar e um relacionamento artificial se construiria. Deus quer algo genuíno. Por esses e outros motivos, o Pai decidiu usar seus filhos humanos para atingir esse mundo decaído, para resgatar e levar a Sua Palavra aos perdidos. Deus, desde O Princípio, deu algumas obrigações ao homem, como cuidar do Jardim, no Éden. Os patriarcas tiveram sua missão, os juízes, idem, os reis, os apóstolos... Hoje nós temos a nossa. Ou, voltando ao início da postagem, Deus criaria algo para se tornar uma bola de banha sedentária, enquanto o mundo se desfaz arrasado? Pra quê Deus criaria a Igreja se não fosse para enfrentar as trevas desse mundo? Sim, meu amigo, nascemos para a GUERRA! Para lutar contra a corja satânica e em favor dos cegos, dos cativos do Inimigo!
A verdade é que Deus não precisa de ti para ser o que é, mas Ele te quer mesmo assim! E não quer só a você, quer as pessoas que você tiver oportunidade de salvar! Quer provar teu entusiasmo em lutar para voltar a ter um eterno relacionamento com Ele no Céu e em levar outros a conhecer esse grande amor! Ele quer te provar, pois no céu só entrará quem realmente demonstrar interesse. Então tome cuidado. Deus não está distribuíndo armaduras e espadas (Efésios 6) para promover um desfile de moda! Deus não te deu a Espada da Palavra para você caminhar em meio à igreja balançando-a... e nem os Dons do Espírito para você se comparar com os demais e ver quem é o maior! Se você recebeu a parafernália de guerra, então DEVE LUTAR! Inimigos a enfrentar e escravos a resgatar não faltam, não é?
O mais engraçado disso tudo é que É NO CAMPO DE BATALHA QUE O CRISTÃO ESTÁ MAIS SEGURO, é no campo de batalha que o cristão está mais próximo de Deus! Mais próximo do Senhor dos Exércitos! Porque se nosso Deus é um Deus Guerreiro, então a melhor forma de encontrá-Lo é LUTANDO POR ELE, em Suas tropas! Aqueles que não se prepararem, que não vestirem a armadura e tomarem a espada, marchando para o calor da batalha, esses Ele não vai reconhecer no dia em que chegarem-se diante dEle -"Não, não te conheço. Não te vi nas fileiras de minhas falanges." Ora, quem não luta por um senhor, luta pelo outro.
Deus nunca vai desamparar um guerreiro Seu. Quem está focado na missão que tem nessa terra decadente, terá menos probabilidades de se distrair com as tentações mundanas e ser persuadido pelo Inimigo. Quem está focado em sua missão aqui estará valorizando toda a demonstração de amor do Pai! Ora, aquele que não inicia a marcha de guerra, aquele que não atende ao chamado, que possui uma vida espiritual estática, já está nas mãos do Inimigo, amordaçado, acorrentado.
Pense: os heróis bíblicos que mais se entregaram à Deus, aqueles de quem Deus 'era mais amigo', mais à fundo nas trevas foram levados, mais inimigos enfrentaram, mais necessidades passaram, de mais coisas foram privados. Alguns dos maiores heróis da fé tornaram-se mártires! Quanto mais fortes ficamos em Deus, mais adentro no território inimigo poderemos entrar. Foi assim com Elias, Eliseu, Jó, Estêvão, João, Moisés, Davi, Sansão, João Batista, Paulo, Josué, Daniel, José e, logicamente, JESUS! Por que será que os grandes nomes da Bíblia, todos, padeceram perseguições horrendas? Enfrentaram exércitos, muralhas, prisões, naufrágios, leões, gigantes, desertos, mares, fornalhas?
Mas, também, por que será que os que enfrentaram os maiores inimigos foram aqueles que presenciaram de forma mais profunda o agir de Deus e fizeram obras maiores? Porque Deus estava lutando ao seu lado! -Deus não dorme com o preguiçoso, mas luta com o guerreiro! Elias, além de fazer arder fogo em água, subiu aos céus em uma carruagem de fogo, Moisés abriu o Mar Vermelho, Sansão enfrentou 30.000 filisteus, Josué destruiu muros intransponíveis, Davi matou um gigante da guerra...
... e Jesus cobriu os pecados da humanidade! Foram estes que salvaram o povo hebreu do Egito -e a humanidade-, que derrubaram Baal, espalharam o Evangelho pelo mundo! Ah, sim, o tamanho da vitória é proporcional ao tamanho da batalha... o legado é proporcional ao tamanho das conquistas! O galardão no Céu é proporcional às batalhas que o cristão lutar ao lado do Senhor, pelo Senhor! -Quem teme as batalhas, provavelmente crê muito pouco em Deus!
Meu companheiro, conceba uma coisa: o Senhor do Universo, aquele que é maior do que um Universo com bilhões de anos-luz de vastidão, está do teu lado e quer ser teu amigo, fazer-te grande, levando-te à batalhas em nome dEle, isso com a certeza de vitória! Ele tem tudo sob controle, basta ter fé!! Ter fé, preparar-se, sair da zona de conforto, do "cercado" e rumar para os locais mais tenebrosos e horrendos desse mundo, enfrentar os monstros e demônios mais terríveis e mortais! Sim, teu lugar, como cristão, não é mamando no teu líder pra sempre, teu lugar como cristão é nas fileiras do exército de teu Pai! Teu lugar é no campo de batalha! Teu lugar é na "toca do dragão"! Pois é só na casa do Inimigo que você conseguirá libertar seus cativos!!
Nisso a Igreja tem falhado. Os cristãos não são mais condicionados a ter uma vida individual e própria com Deus, tudo depende do líder e discipulador. Deus não tem mais o direito de tomar Seu filho e levá-lo ao deserto, o discipulador precisa permitir e estar junto... Então cria-se alguém mimado e fraco, que não tem condição de ir lutar no grosso do conflito, no front. "Morreria" ou seria capturado pelo inimigo em questão de segundos, pois ficaria extremamente desnorteado e assustado com aquela "novidade". O cristão precisa ter o auxílio da igreja e de irmãos, mas uma fé individual, com vida própria, embasada apenas entre o homem e Deus, é mais do que essencial!!! Se não fosse assim, como Elias teria aguentado sozinho, como o último profeta? Habacuque? José, como escravo no Egito? Ah... eles não seriam nada sem uma fé individual! Deus não poderia tê-los enviado aos confins do mundo e no limite se não tivessem consistência e fé PRÓPRIA! A vida de um cristão não deve depender da vida de outros cristãos!!
Lembre-se: é no calor do campo de batalha que você, como cristão, estará mais seguro e mais perto de teu Pai! A batalha É O MELHOR LUGAR QUE O CRISTÃO PODE ESTAR! Muito mais horrendo e tenebroso é perecer como uma vergonha, estagnado, perdido em sua preguiça espiritual! LEVANTE-SE E ERGA A ESPADA! -Momentos de descanso? São bons, mas não devem ser metas, apenas prelúdio de batalhas maiores!
Natanael Castoldi

Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário