De fato, não seguimos fábulas engenhosamente inventadas, quando lhes falamos a respeito do poder e da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo; pelo contrário, nós fomos testemunhas oculares da sua majestade. 2 Pedro 1:16

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

A Grande Viagem

Terminei a postagem anterior com a seguinte frase: A vida cristã deve ser um constante retorno ao "lar"! Então acabei tendo inspiração para escrever mais um artigo.
Analisando o cristianismo, podemos facilmente comprar o caminho do cristão à uma viagem, que principia no dia da conversão e termina na morte do corpo quando, finalmente, chega-se ao lar, a Casa do Pai. De certo modo, passagens da Bíblia nos transportam à essa concepção de cristianismo, como em Mateus 7:13-14:

Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;

E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.

-----/-----
E Salmos 23:

[Salmo de Davi] O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.

Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.

Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.

Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.

Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.

A passagem de Mateus nos traz as condições para se iniciar tal viagem: é preciso entrar pela porta certa. É lógico que só se pode chegar a determinado local seguindo o caminho que leva à ele, partindo do local certo. Da mesma forma, o cristão só poderá consumar a Grande Viagem de retorno ao Lar se o fizer. O que Jesus nos fala no trecho citado de Mateus é bem simples: para caminhar de retorno ao Lar, você enfrentará dificuldades imensas, começando já na porta estreita, cujo diminuto tamanho o impedirá de levar consigo as bagagens do velho e pecador homem, seja a vaidade, seja o ego elevado, seja o orgulho. O caminho, por sí, é outro enorme obstáculo. Quem realmente não estiver motivado à cursá-lo até o fim, simplesmente se sentirá sufocado pela exigência de mudanças e sacrifícios, e então regressará para perambular na vastidão do caminho largo e se auto-destruir.
-A verdade é que, analisando bem, o caminho estreito impede que andemos para os lados, exige que caminhemos avante ou para trás, somente ("ou É ou NÃO É")...
... e, apertado assim, baixa nossa bola, nos sentimos pequenos e nossa natureza humana se aprisiona, assim dependemos mais de Deus.-
O magnífico Salmo 23, ao meu ver, relata fatos da Grande Viagem: no percurso nosso Deus sempre nos dará dias de descanso e abundância, mas, se desejarmos prosseguir, teremos de transpassar vales tenebrosos e desafiar nossos inimigos. Só depois, chegamos à Cidadela do Rei.
Infelizmente, hoje circular nas igrejas um conceito deturpado de vida cristã: o "sedentarismo". As pessoas se "convertem" (?) e acham que já é o suficiente, ficam estagnadas, cursando sempre os mesmos "dez metros" de vida espiritual, jamais partindo para a Jornada. O que isso significa? Significa que essas pessoas compraram a passagem para o trem, mas não embarcaram para a viagem; aceitaram o convite de Cristo, mas não estão indo para seus palácios. Mateus 25:1-13 fala disso: são esses as "noivas" que pegaram no sono... enquanto o noivo, Jesus, buscará só as 'noivas" que estiverem acordadas, preparadas o esperando.
Algo ainda pior do que o sedentarismo se dissemina no meio cristão atualmente: achar que pode-se caminhar pela vereda estreita sem abandonar o velho homem. Ora, isso é um absurdo! Jesus fala que a vida cristã não é pra ser fácil, coisas devem ficar para trás, mas hoje se prega que dá pra cursar o caminho estreito sobre uma carroça de carga, entulhada de pecados e vaidades. Simplesmente é impossível. Então os cristãos, uns por rebeldia, outros pro ignorância, cursam, com sua carroça, o caminho largo, achando que estão no estreito ou, pior, que poderão entrar nele perto do fim da viagem. É muito fácil identificar os "cristãos" que perambulam no caminho largo: eles caminham num local tão espaçoso que se dão o direito de andar em círculos e não ir à lugar algum! Nunca crescem, nunca nem sequer sentiram o cheiro do Inimigo... muito menos andaram no vale da sombra da morte ou foram levados para as águas de descanso, pois não é Deus que está os guiando.
O cristão deve buscar, sempre, se aproximar mais de casa, chegar às portas o palácio de seu poderosíssimo Pai. Nessa busca, ele precisa desejar se assemelhar, cada vez mais, ao homem genuíno, como era Adão no Éden, se assemelhar, cada vez mais, ao seu Deus, para, quando bater nas portas do Castelo, não ser confundido com um indigente ou inimigo e, pela semelhança com seu Criador, ser nitidamente reconhecido como Seu filho e, então, recebido com as devidas festividades eternas. Essa deve ser a busca INCESSANTE do cristão! E, para tal, ele NECESSARIAMENTE precisa sair do lugar e caminhar, e VIAJAR para casa! Se o homem não toma atitude, por que Deus o faria por ele e burlaria o livre arbítrio? Se o filho não mostra interesse algum em voltar para o aconchego de seu lar, não mostra vontade alguma de conhecer o rosto de seu Pai, não gosta nem de ouvir falar no nome dEle, então por que Ele teria obrigação de receber essa criatura rebelde e mal agradecida?! Sejamos sóbrios! Deus só vai te receber se você tirar a bunda dessa poltrona e caminhar em Sua direção!! Você só pode ser recebido nalgum lugar se for para ele, não é mesmo? Então inicie a VIAGEM!
Se você já está caminhando ao meu lado para o Reino de nosso amado Pai, fico feliz, se não está e não quer fazê-lo, então saia do blog, mas, se deseja iniciá-la hoje, já vou avisando: será difícil, será longa, portanto, leia com atenção os pontos dessa jornada para ir se preparando com antecedência:
Qualquer lugar é melhor do que a terra desolada em que se encontra, não é mesmo? Talvez transpassar a Ponte Velha, que range por sobre o imenso vau abaixo, parece desanimador e em demasia arriscado, fazendo-o cogitar na idéia de nem sair da "zona de conforto" (?) - se é que um deserto cheio de cadáveres possa ser considerado assim. Mas tome uma atitude.
Cuidado, a ponte é frágil. Não pode levar nada que carregava no deserto, qualquer peso extra poderá fazer-te cair... e no fundo do abismo mora uma criatura horrenda que não hesitará em se alimentar de tua carne... E como ela gosta de carne! Por isso não leve nada daquilo que te servia de alimento na terra desolada, irá atraí-la.
Atravessado o abismo, você poderá descansar um tempo. Há um velho senhor logo do outro lado da ponte, lhe dará uma água, se você desejar, uma armadura completa, necessária para o prosseguir. Se você se interessa, ele te ensinará como manusear a espada e defender-se adequadamente de todos os oponentes futuros.
Pela frente haverá o Bosque Tenebroso. Sem armadura você perecerá ali. As árvores são muito próximas e altas, tapam toda a visão do céu e tudo escurece. Há muitos cadáveres daqueles que desistiram, que tentaram voltar, que se perderam, muitos dos quais, nem deram ouvidos ao velho da ponte e tentaram enfrentar a floresta sem a vestimenta adequada.
Certamente esse local será um dos maiores desafios da viagem. O ar é pesado, gemidos você escutará por todo o lado. Para quem recém atravessou a ponte, será assustador em demasia, já que não terá passado por nada igual. Então, tenho certeza, você cogitará em desistir, olhará para trás... O velho não lhe dará abrigo. Não tente voltar. Prossiga, por mais que os seres do bosque queiram te amedrontar, nada eles podem contra tua armadura... e não atacarão se você não começar a correr desesperado.
Não tarda e você conseguirá ver a luz do sol por entre os troncos retorcidos. Logo na borda da floresta mora robusto homem, estará te esperando. Na sua cabana você receberá receberá alimento e instruções. Ele te dará uma tocha e algo especial, um outro utensílio, seja um arco, seja uma trombeta, seja um machado, conforme teus atributos. Você precisará de tudo isso, não perca nada.
Por uns dias caminhará por um campo em demasia verde e ensolarado, mas, conforme as milhas passarem, montanhas crescerão diante de teus olhos e, no sopé, verá uma grande e escura caverna. Você deverá cruzá-la, por isso precisará da tocha.
Uns poucos metros depois da entrada da Caverna da Tentação, tudo se enegrecerá. Só o fogo da pira poderá lhe guiar, mas ele chamará a atenção de uma criatura que habita aquele local, tal se chama Velho Homem. Cuide com ela, irá tentar te seduzir, te levar para seu covil...
Se você der muito espaço, irá te trair e te devorar. Alguns ficam anos nessa caverna, sendo tentados pelo Velho Homem, até se decidirem. Não dê ouvidos, se ele se aproximar, lhe desfira um golpe de Espada. A caverna não é tão vasta, logo se verá no interior das montanhas.
Um sábio indivíduo mora na saída do túnel, ele lhe dará alimento e descanso, mas te pedirá algo: que liberte e leve alimento ao povo da montanha. São caçadores que se perderam e acabaram cercados pelos inimigos. Aqui você usará de tudo o que aprendeu, será uma grande batalha. Muitos já morreram nessa luta, outros, porém, acabaram, se tornando também prisioneiros. Cuide.
Depois de consumada tua luta, caminhe mais um pouco, há um pequeno bosque no altiplano, com água corrente e pássaros de canto. É um bom lugar para descansar, quem sabe encontrará alguns outros viajantes ali. Mas não permaneça muito tempo, continue, desça a montanha pelo estreito caminho que segue.
A água das chuvas que escoa dos picos sinuosos, se acumula na planície abaixo, tornando-a pantanosa. Firme as botas e, sem temor, adentre o pântano pútrido. O cheiro é insuportável, há cadáveres de viajantes que ali atolaram, também carcaças de animais mortos. Não se debata caso sentir um longo, liso e esguio verme passando por suas pernas, ou se ver cercado por nuvens de moscas, se o fizer, poderá afundar e se prender. O pior, porém, vêm no centro do charco podre: o lodo é espesso e profundo, agarrará teus pés e tentará te fazer parar de caminhar. Não pare! Se parar, irá afundar... não permita que a água passe da cintura. Por sorte há uma ilha no meio do caminho. Descanse ali até o dia seguinte.
Quando retornar à terra seca, vai chegar à casa de um amistoso senhor. Ele te oferecerá um banho e alimento. Converse com ele, questione, ele conhece muitas coisas e é bem divertido. Ele também tem um filho, rapaz forte, sempre se oferece para acompanhar os viajantes até o outro lado da fronteira, na terra dos inimigos. Você precisará dessa ajuda.
Há um guardião diante dos muros para a Terra Escura. É um gigante, prefere ser chamado de Gigante Interno. Ele irá te desafiar e tentar te derrubar, mas você e o filho do sábio senhor certamente o derrotarão, ele desiste de lutar quando ameaçado. Agora você deverá continuar sua própria viagem, sua própria luta.
Caminhe com determinação na Terra Escura. Você tem a tocha, a espada e a outra arma que lhe fora entregue no princípio da viagem. Se continuar forte, nada te derrubará ali, mas não te esqueça: sua armadura reluzente chamará muito a atenção naquele local escuro, inimigos te acompanharão o tempo todo, de longe, esperando um descuido, uma distração. Não pare. Mais à frente encontrará uma cidade fortificada.
Provavelmente encontrará a cidade sendo atacada pelos habitantes das trevas locais e seus defensores, com dificuldade a defendendo. Verá, no entorno, ruínas de outras antigas cidades, já tomadas pelo inimigo.
Os portões da cidade serão abertos rapidamente para que você possa entrar, não demore, senão fecharão. Lá encontrará outros viajantes que, provavelmente, estarão se concentrando para desferir um ataque aos inimigos dominadores das outras cidades, se isso acontecer, faça parte da grande batalha, prepare-se com eles, treine e lute. Há alguns soldados do rei junto, não permitirão que percam a luta. Nas cidades se encontram cativos, aprisionados nas masmorras e duramente torturados, precisam de tua ajuda.
Se não tombar na montanha de cadáveres, inclusive de teus companheiros de armas, continue o percurso, mas vá à cavalo, com aquele que os soldados do rei te darem. Transpasse a Terra Escura o mais rápido possível, caminhe para as Grandes Montanhas. Lá há um estreito caminho, suba por ele, agora sem a montaria. As nuvens escondem o topo dos montes, mas precisa confiar no que encontrará lá encima.
Chegará num ponto em que as nuvens te envolverão e, na névoa, o maior de todos os inimigos te ameaçará. O rei da Terra Escura mora ali. Garanto que tudo o que você aprendera na viagem lhe será útil. Você precisa estar forte, enfrente-o!
... Mas, provavelmente, não derrotará sozinho, abra caminho e, enquanto o enfrenta, continua subindo a encosta. Quanto transpassar a barreira das nuvens, o negro dragão será abatidos pelas setas flamejantes das torres do castelo de teu Pai, que adiante se encontra.
----/----
Essa, creio eu, é uma analogia bacana. É exatamente essa a viagem que o cristão faz quando caminha em direção ao Pai. Veja bem: a Ponte Velha é a Porta Estreita, o monstro voraz que habita o vau, a tentação de retornar. Quem decide atravessá-la é o viajante. O senhor do outro lado da ponte é Deus, sim, te entregando da água da Vida (João 4:13-14) e Sua armadura (Efésios 3:13-17).
O Bosque Tenebroso é aquele momento de fraqueza do recém convertido, após a alegria do descanso, o ambiente se fecha, o medo se abate, problemas devem ser resolvidos, coisas devem mudar e o cristão tem vontade de voltar, de desistir.
O homem na borda do bosque também é Deus, a tocha é o Espírito Santo (Atos 2) e os objetos especiais, os dons do espírito (I Coríntios 12). O que segue, a Caverna da Tentação, é aquele momento de escuridão, quando o "velho homem" deve ser enfrentado de fato, quando a tentação se intensifica.
O sábio da saída do túnel é, novamente, Deus. Ele dá alimente, mas exige serviço: libertar os cativos. Aqui a luta começa a ser menos interna e toma algumas proporções externas. O bosque no altiplano é o tempo de descanso.
O charco pútrido é outro ambiente. Trata-se do esforço de Satanás e do "mundo" para tentar derrubar o servo de Deus, que está crescendo em poder e influência. O senhor sábio é Deus, esperando para limpar seu filho depois da luta e aquele que acompanha o viajante depois é Jesus, que, através da vitória sobre o pecado, ajuda a derrubar barreiras internas, o "guardião".
A entrada na Terra Escura trata-se da real missão do cristão nesse mundo. Quando preparado, de fato, é capaz de enfrentar os demônios do mundo, a luta torna-se externa, pois o "velho homem" e o "gigante interno" já se encontram amordaçados.
A cidade fortificada trata-se da Igreja. As ruínas, das igrejas que cederam ao mundo. A batalha ao lado de irmãos contra demônios em nome dos cativos retrata a missão da igreja. Para salvar os cativos das trevas, deve-se entrar nas terras do Inimigo. É nesse cenário que se prossegue grande parte da vida.
Porém, é perto do final do percurso, perto da vitória, que o maior desafio se encontra: Satanás. Ele não quer que vençamos, o enfrentamos, mas não o derrotaremos sem a ajuda do nosso Pai, que estará nos esperando de braços abertos logo acima. É aqui que deve chegar o cristão quando seu corpo morre e sua missão na Terra se ver cumprida.
Bom, essa é a viagem que todo o cristão deverá cursar. É um percurso difícil, uma vida de guerreiro, de desertos, de cavernas, de pântanos, mas, também, bosques e campos ensolarados.
...No final, fazendo valer todas as lutas, está o eterno recanto celeste! Nos mexamos! Se não saírmos do lugar, o expresso irá embora sem nós!
Mateus 25:34
Natanael Castoldi

Leia também:
-Ciclo <-
-Guilda <-

Nenhum comentário:

Postar um comentário