De fato, não seguimos fábulas engenhosamente inventadas, quando lhes falamos a respeito do poder e da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo; pelo contrário, nós fomos testemunhas oculares da sua majestade. 2 Pedro 1:16

quinta-feira, 17 de junho de 2010

The Dark Side

StarWars, uma grande maravilha do cinema. Assim que assisti os três primeiros filmes da saga fiquei impressionado com a complexidade, com a beleza do conjunto. Em especial, chamou-me a atenção a história do Anakin Skywalker. Não quero detalhar muito do que acontece, pois certamente alguns de vocês não viram, mas, também, não poderei me expressar sem revelar algumas coisas. Abaixo, um breve resumo, vários detalhes importantes eu tirei, pra não estragar por completo a emoção de ver os filmes, embora aconselhe o artigo pra quem já os assistiu: - Segue uma música do episódio III-

No primeiro episódio, A Ameaça Fantasma, Qui-Gon Jinn e Obi-Wan, para fugir de perseguidores, se refugiam num planeta distante, fora da República. A árida terra se chama Tatooine. –Eu sei que alguns não estão entendendo nada, mas o foco será mais bem explicado.

Ali, por acaso, quando recorrem a uma oficina para encontr uma peça importante afim de aparar os danos em sua nave, dão de cara com o jovem Anakin Skywalker. Os dois jedis, Obi-Wan e Qui-Gon, percebem que há algo diferente na Força emanada pelo pequeno escravo. Cientes que se tratava do Prometido, aquele que restauraria a ordem na Força, abalada pelos Sith – jedis negros-, procuram uma forma de levar Anakin ao Templo Jedi, para treiná-lo. Após alguns ocorridos, o fazem com sucesso.

No filme 2, Ataque dos Clones, Anakin já se vê um rapaz. Sabe que é mais poderoso que seu mestre, Obi-Wan, e esse poder, lentamente, vai lhe tomando a cabeça. Aos poucos, o corrompido Chanceler Supremo articula, às escuras, planos para corromper Anakin. Acontecimentos culminam num ato terrível de vingança cometido pelo Prometido. Aqui começa a não mais temer burlar o Código Jedi, sente-se auto-suficiente e almeja ter o máximo de poder que pode conseguir.No terceiro episódio, A Vingança dos Sith, Anakin, motivado por um sonho profético relacionado ao amor de sua vida, querendo evitar que o pior viesse a acontecer e com a cabeça feita pelo falso Chanceler, visa o conhecimento e poder ilimitado do Lado Negro da Força, supostamente o único meio de ele não perder mais ninguém que ama.Manipulado pelo Chanceler e sedento por poder, acaba tornando-se um traidor. Comete, então, atos terríveis, movido por uma mescla de sentimento nobre e horrendo, fruto da inocência. Sua ousadia é uma peça fundamental para a destruição da Ordem Jedi. Sua curiosidade pelas Coisas Ocultas, aliada à sua sede de poder, só tão grande devido à soberba que já tinha, culminam numa loucura insana, numa postura caótica. Sua deturpação leva-o a agredir a pessoa que mais ama e combater aquele que se dispôs a guiá-lo.Termina dilacerado, tomado pelo ódio, desmerecendo A Profecia. Aqui nasce Darth Vader, usado pelo Chanceler como objeto Jedi para destruir os Jedis e facilitar o golpe que veio a formar o Império, abolindo a República. Darth Vader é mais uma vítima do que um vilão.-Desculpe-me por contar quase que tudo dos três primeiros filmes, mas a analogia é, sim, interessante.-

Assim como Anakin, muitos cristãos sabem de seu potencial e, vendo suas obras, acabam se ensoberbecendo. Aqui é que começa o problema. O orgulho precisa ser mantido, logo, o poder e prestígio são almejados e ampliados. Deus não vai ajudar um cristão a crescer em orgulho e poder, mas o Inimigo, astuto e conhecendo essa fraqueza, lançará uma semente de mentira, uma semente de sedução.

Assim como o Código Jedi, a Palavra nos traz regras de conduta e inibe a busca por um vasto crescimento do “eu”. O Mal, por sua vez, não possui limitações, qualquer fim pode justificar qualquer meio. A sede pelo crescimento leva o cristão a, aos poucos, ir praticando algumas táticas do Lado Negro, abandonando O Código, o que o resulta numa corrupção gradativa. Manipulado por vozes nas trevas...
...vai recebendo mais e mais prestígio. No fim afunda na escuridão e se corrompe por completo, tornando-se mais um agente do mal do que aquele tal cristão que era, mais um “Sith” do que um “Jedi”.
Tomado, sufocado pelo Mal, o ganancioso homem acaba se vendo preso nas várias atrocidades cometidas e já não consegue, ou tem a ousadia de, voltar para a Luz. Está acorrentado pelos seus atos, perdido. Agora, depois de usá-lo como um agente destruidor da Igreja, Satanás lhe cobra o preço, derruba-o da grande altura em que o colocou e o faz destroçado nas rochas abaixo de tal despenhadeiro. Satanás o usou para acabar com as coisas mais preciosas de sua vida, para arruinar a si mesmo. Depois de tê-lo usado também como peça para trazer ruína aos seus irmãos, aos resistentes, dentro de sua própria base, simplesmente o atira às traças.
-Aquele que busca conhecer as Coisas Ocultas, certamente receberá muito mais do que poderá administrar e suportar. -

Todos nós, cristãos, temos planos maravilhosos para nossas vidas, Deus preparou um futuro magnífico para todos os que O aceitarem. Ele quer nos honrar em grandes obras. Cabe a nós concordar ou negar nosso chamado. Anakin era objeto de uma profecia que libertaria os Jedi dos opressores, da Ameaça Fantasma, mas ele preferiu trabalhar pela própria grandeza e negou esse chamado, tornando-se o oposto, tornando-se um daqueles que deveria combater, se transformou naquilo que, segundo A Profecia, deveria destruir. Sua rebeldia trouxe a desgraça para sua própria vida e a destruição de seus irmãos. Ele foi largamente usado e, depois, abandonado exausto. Adentrando nos outros filmes, vemos sua dor e seu arrependimento, seu fim.

Hoje a Igreja está cheia de “Anakins”, sejam pastores ou membros. Esses cristãos não tem paciência para esperar em Deus nas adversidades, estão se deixando levar pelas seduções do mundo, também sentem prazer nalgum pecado, não querendo abrir mão dele, o que vai lhes consumindo a mente, lhes tirando o temor. Satanás os usa dentro da Igreja como forma de produzir uma cólera, estilhaçar a Obra de dentro pra fora, apodrecê-la. Infelizmente Satanás tem tido vitória em muitos locais.
Nós já temos acesso ao que há de mais poderoso nesse universo, Deus. Nos apeguemos a Ele, não façamos as coisas por impulso ou tenhamos anseios incontroláveis. Descansando no Pai, ouvindo-O, certamente venceremos, toda e qualquer maldição lançada sobre nós será quebrada. Estando no Pai seremos grandes conforme Ele deseja, e Ele não deseja pouco!
Satanás irá se aproveitar de nossa inocência se ousarmos conhecer seu reino de trevas... Não sejamos peças destrutivas dentro das nossas igrejas, mas cristãos constantes e firmes, bases maciças em uma igreja cheia de traças. Sejamos agentes mantenedores da fé!
Natanael Castoldi

Leia também:

2 comentários:

  1. Guerra Abaixo das Estrelas, é o nosso cenário. Só isso muda. xP
    Ser jedy tem lá uma ou outra dificuldade, mas é bem recompensador. :]

    Boa analogia! Muito bacana! o/

    ResponderExcluir
  2. AHUAHUAHAUHAUA "Guerra Abaixo das Estrelas" é ótimo! XD

    De fato, Tici, existem dificuldades e provações, mas devemos permanecer fortes.

    Vlw mesmo!!!
    Abraço!!!

    ResponderExcluir