De fato, não seguimos fábulas engenhosamente inventadas, quando lhes falamos a respeito do poder e da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo; pelo contrário, nós fomos testemunhas oculares da sua majestade. 2 Pedro 1:16

quarta-feira, 9 de junho de 2010

A Crise do Pensamento

Uma rápida reflexão, destoando das anteriores, sobre alguns detalhes que quero enfatizar. Creio já ter trazido uma idéia sobre isso no post "Velha Glória", até desejei incluir essas informações dentro do mesmo, mas para não desestruturá-lo e ter de reformulá-lo nalguns pontos, preferi trazer em separado. Trata-se da arma mais poderosa que nosso corpo possui: O PENSAMENTO. -Segue a música relacionada ao assunto-
O maior de todos os problemas da nossa humanidade é que quase ninguém mais pensa, boa parte da massa - tanto da igreja quanto do mundo - está nessa situação. A grande maioria apenas segue o fluxo, encoleirada ou bicando a trilha de migalhas que outro lança. Se o homem pensasse, tudo seria diferente, encontraríamos mais cristãos sérios, menos céticos e menos ignorantes em geral - ou seja, mais pessoas racionais. Nenhum governo roubaria com facilidade ou conseguiria erguer os alicerces de um regime opressor. Não haveria uma legião de fanáticos vendendo a alma pra dois ou três pastores ladrões, nem idolatrando mártires e santificando outros mortos, dentre outras insanidades.

Um exemplo da situação que enfrentamos: uma unica pessoa realmente pensa, mil pensam amarrados ao que a primeira pensou e outros cem mil simplesmente não pensam, apenas aceitam tudo o que o único realmente sóbrio transmitiu. É assim que acontece... Definitivamente estamos carecidos de pessoas que verdadeiramente pensem, mas não apenas isso: que consigam pensar sozinhas, refletir, ter alguma auto-suficiência intelectual e estando relativamente desapegadas dos padrões e bases que outros usam, das supostas "regras". Assim é que se forma um pensamento genuíno e sóbrio. É devido a essa carência que mentiras e idéias infundadas como o Big Bang, por exemplo, conseguem persistir por tanto tempo.
Uma ou duas pessoas pregam algo, outras muitas, que querem acreditar nessa idéia, simplesmente colocam viseiras e pouco examinam, vendo, de propósito, a questão de forma parcial e desonesta. A terceira classe é a dos manipulados, que acreditam em tudo e, até mesmo sem querer, praticamente dão sua alma para a defesa da falácia que fora tão bem pregada, tão bem forjada. Belo teatro. É assim que se rege a ciência cética, é assim que se rege a mídia, é assim que andam os governos e, infelizmente, é assim se portam os membros de boa parte das igrejas "modernas". Ah se o homem voltasse a pensar!!

Natanael Castoldi
Leia também:

2 comentários:

  1. Pensar é uma questão de refletir e refletir exige tempo e dedicação. A era da velocidade impede esse exercício de pausa para que as "engrenagens internas" funcionem.
    Precisamos quebrar essa loucura da falta de tempo e dar espaço para a reflexão sincera.

    Ótimo texto, Tael.
    Você é uma bênção.

    ResponderExcluir
  2. De fato, Lili, exatamente isso. O tempo está tão curto, a vida está caótica. Não sobra tempo ou disposição para que as pessoas realmente 'pensem', daí fica complicado.

    Obrigado, maninha! =D - fico feliz que gostou do texto mesmo com alguns erros sinistros que vi agora HAUHAUA

    Sabe, isso me incentiva, faz muito bem, de verdade!

    Um abraço!!

    ResponderExcluir